Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CAVALO DOMA NATURAL



Neste sistema procura-se entender o animal, como ele pensa e suas reações e, a partir daí, conquistar sua confiança. Hoje é considerada a doma mais moderna existente.

O cavalo é um animal que fascina o homem. Há milhares de anos que ele tem aompanhado o homem no trabalho na guerra e nois esportes. em termos relativosseu uso no trabalho diminuiu; na guerra não é mais usado, mais é eficiente na ajuda de policiamento nas cidades e no controle de multidões, entretanto é no esporte e no lazer que seu uso tem aumentado continuamente. o Provérbio árebe abaixo, exemplifica o quanto o homem admira este belo animal.



No entanto, o relacionamento homem-animal depende muito do processo utilizado para sua doma. Na doma natural, procura-se respeitar os limites do animal, neste processo, o cavalo passará por diversas etapas antes de ser montado. Isto é uma característica que a diferencia da doma campeira, que, geralmente, é uma doma bruta, que não respeita os limites do animal, usando normalmente bastante violência, muitas vezes já montando no animal no primeiro dia, sem antes prepará-lo.

Os peões que usam de violência, em grande parte das vezes o fazem, não por maldade, mas por acreditarem que, apanhando, o animal ficará mais submisso à vontade do domador, ficando com medo deste e respeitando-o.

Hoje, o pensamento moderno, em termos de doma, é que devemos procurar entender o animal, sua psicologia, como ele pensa e, a partir daí irmos, passo-a-passo, conquistando sua confiança; assim, nos dias de hoje, a doma moderna é natural.

Primeiramente, devemos tratar do comportamento do cavalo, de modo geral, para nos ajudar a entendê-lo e, assim, podermos trabalhar melhor com ele. É preciso, também, tomar medidas de segurança e cuidados com o animal para conseguir um bom comportamento e melhor relacionamento.

A doma divide-se em duas partes bem distintas: a doma de baixo e a doma de cima.

A doma de baixo consiste basicamente em ensinar o potro a cabrestear, obedecer os comandos de rédeas e se acostumar com os arreamentos. Pode ser iniciada nos primeiros meses de vida e ir até a idade em torno de 24 a 30 meses, quando se inicia a doma de cima. Na doma de baixo o animal deve, também, aprender a respeitar e a gostar de seu domador, que deve procurar desenvolver a habilidade de fazer do trabalho um prazer, o que se consegue quando os limites do cavalo são respeitados e ao se enfatizar mais o reforço positivo que o negativo. O trabalho em si é auto estimulante. Nós, os humanos, gostamos de correr, praticar esportes e caminhar; o cavalo também sentirá prazer se o trabalho for bem conduzido.

A doma de cima consiste em acostumar o cavalo com o peso do cavaleiro, e ensinar-lhe a obediência aos comandos de perna, de corpo e outras ajudas. Tudo isto deve ser feito de maneira harmoniosa formando um único conjunto, cavalo e cavaleiro.

Para finalizar, a regra é não seguir uma regra fixa, predeterminada. Cada cavalo é um indivíduo e temos que procurar compreendê-lo respeitando suas particularidades e programando o trabalho de doma que mais se adeque a ele

Um comentário:

  1. Bacana demais o texto. Muito obrigado por compartilhá-lo :-)
    Queria postar aqui o trailer pra cavalos com apartamento que a gente faz. Talvez interesse a alguém aqui: http://reboquesvaledoaco.com.br/venda/trailer-para-cavalos-com-apartamento-gooseneck/
    Vlw!

    ResponderExcluir