Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MANGALARGA MARCHADOR x MANGALARGA - PARTE I


A Separação das Raças

Os eqüinos criados no Sul de Minas, a partir do fim do século XVIII e início do século XIX, tornaram-se conhecidos com a denominação de cavalos Mangalarga.

Mas a primeira associação de criadores do Mangalarga (Associação dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga) só foi fundada em 1934 no Estado de São Paulo. Muitos criadores mineiros, porém, não concordaram com a descrição do ‘padrão da raça’ nos estatutos da nova Associação. Principalmente, no tocante ao andamento recomendado, a ‘marcha trotada’, pois a preferência dos criadores mineiros era para a ‘marcha picada’. Assim sendo, recusaram-se a se filiar a Associação recém fundada e resolveram organizar a sua própria associação.

Marca registrada da ABCCMM.

Por questões legais, os animais criados no Estado de Minas Gerais tiveram que ser qualificados e foi acrescentado ao seu nome original a qualificação “Marchador”. A denominação Mangalarga ficou para os animais registrados na Associação do Estado de São Paulo.

Assim, em 1949, os criadores mineiros criarem a Associação dos Criadores de Cavalo Marchador da Raça Mangalarga. No decorrer dos anos, a qualificação sofreu alterações até chegar no nome atual: Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador.



Ainda encontramos pessoas que os chamam apenas de Mangalarga Mineiro e Mangalarga Paulista. Ambos, porém, são derivados dos mesmos cavalos do Sul de Minas do século XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário