Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 17 de abril de 2012

EUA: comissão no Kentucky recua no banimento à medicação em 2013

Todo o imbróglio envolvendo a medicação no dia da corrida (com incidência, principalmente, para a furosemida) nos Estados Unidos, que segundo a regulamentação da Thoroughbred Owners and Breeders Association e do Race-Day Medication Committee, deveria ser proibida a partir do ano que vem – a começar pelos produtos de 2 anos – foi refutada pela comissão representante do Kentucky no caso. O estado seria o primeiro a abrigar o “ban” em todo o país.

A proposta original previa que, a partir de 2013, todos os páreos destinados a produtos de 2 anos não suportariam a administração de medicamentos no dia da corrida, e que de maneira gradativa o quadro alcançaria animais de todas as idades, até 2015. Contudo, o presidente da Breeders’ Cup, Tom Ludt, emendou o projeto neste fim de semana, e tal alteração será votada daqui a 30 dias.

Segundo a emenda de Ludt, esta proibição, em 2013, se limitaria aos stakes destinados aos 2 anos, e não a todos os páreos. Vale lembrar que já este ano – em 2012 – a própria Breeders’ Cup não tolerará, nos páreos destinados aos 2 anos do festival, a administração de furosemida ou quaisquer outros medicamentos afins.

E nesta “guerra”, há argumentos plausíveis dos dois lados. Tanto dos defensores do banimento, que argumentam por uma maior lisura e transparência nas corridas locais, quanto dos opositores, que apontam para um eventual baque na economia relacionada às corridas de cavalo do Kentucky.

por Victor Corrêa/www.raialeva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário