Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

JÉCA ESTA FORA DO LATINO


Indicado pelo JCSP para o XXVII Gran Premio Asociación Latinoamericana de Jockey Clubes e Hipódromos (gr. I), do próximo dia 12 de Março, em San Isidro, o 3 anos Jéca, por Inexplicable e Volition (Ghadeer), de criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Haras Rio Iguassú, não mais embarcará para a Argentina e está fora do compromisso internacional.

O motivo do impedimento foi o resultado positivo do seu exame em relação à piroplasmose, realizado em São Paulo. No entanto, o Dr.Maurício Pontarolo, responsável pela assistência veterinária prestada aos animais do Haras Rio Iguassú, explicou à reportagem do Raia Leve que Jéca não está necessariamente infectado.

“O resultado do exame de piroplasmose acusou positivo, e isso, infelizmente, impede a sua viagem e a sua consequente participação no Latino Americano. Contudo, seria bom esclarecer que este resultado não indica necessariamente que ele está portando a doença, uma vez que um simples contato com o agente patológico, a Babesia caballi, já pode ter motivado a criação de anticorpos, e estes, por sua vez, podem ter sido os responsáveis pelo resultado positivo”, explica Pontarolo.

O profissional endossou que, apesar da impossibilidade do animal participar do páreo em San Isidro, o quadro não preocupa, e Jéca sequer será retirado de treinamento.

“Se de fato as nossas expectativas se confirmarem, a causa disso tudo foi mesmo uma formação de anticorpos decorrente de um contato com a Babesia caballi. Vale ressaltar também que a Babesia caballi é um agente bem menos agressivo do que a Babesia equi, e, em face disto, um eventual tratamento irá requerer procedimentos bem mais simples do que se o agente em questão fosse a Babesia equi. Vamos aguardar os próximos dias, mas acredito que o animal sequer será retirado de treinamento. Agora sem o ‘Latino’ na programação, ele deverá voltar a competir no GP Oswaldo Aranha (gr.III) ou em alguma outra preparatória do GP São Paulo (gr.I) que volta a ser o principal foco de sua campanha”, concluiu o profissional.

por Victor Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário