Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 11 de julho de 2010

Cavalos Tarpan




O Tarpan é considerado como o antepassado de todas as espécies de cavalos do tipo ligeiro que existem actualmente. Parece-se muito ao cavalo-de-Przewalski. Infelizmente, a raça extinguiu-se. O último exemplar em liberdade morreu em 1879. Em 1887, o último Tarpan em cativeiro morreu em Moscú.

Apesar de ter sido perseguido até à sua extinção, não resta nenhum esqueleto nem nenhuma amostra de pele. Foi um cavalo impossível de domar. Havia dois tipos de Tarpans, aquele mais conhecido e o florestal.

Camponeses Polacos reconstituíram uma raça de póneis bastante parecida a do Tarpan, os “Konik Polski”, a partir de póneis Polacos descendentes de uma mistura de cavalos domésticos e de Tarpans. Apesar do Tarpan ter sido um animal selvagem, os póneis estão acostumados a viver com o Homem e por isso, a raça não se parece muito ao Tarpan antigo. Mas fisicamente parecem-se bastante aos Tarpans originais (à excepção da crina, que é larga, ao contrário da crina do Tarpan original).

Os Tarpans eram capazes de aguentar vários tipos de temperaturas, abaixo dos vinte graus e que costumavam pastar em zonas inundadas. Mais, eram cavalos que pastavam durante doze horas diárias.

Esta espécie de cavalos media geralmente por volta de 130cm. De cabeça pesada e um perfil ligeiramente achatado, os dentes do Tarpan eram mais pequenos que os do cavalo-de-Przewalski. As suas orelhas são largas e os seus olhos pequenos. O seu pescoço era curto e tinha uma crina larga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário