Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 11 de julho de 2010

CAVALOS PURO SANGUE



O Puro-Sangue é a raça de cavalos mais rápida e das mais valiosas do mundo. Trata-se de uma raça misturada de equídeos diferentes, e ainda conserva o registo genealógico das primeiras raças Inglesas e Irlandesas. Foi a maior influência nas corridas de cavalos, contribuindo melhor estética, velocidade e resistência. A evolução da raça Puro-Sangue remonta o cruzamento de três cavalos garanhões orientais: o Byerly Turk, o Darley Arabian e o Godolphin Arabian. O cruzamento e a criação realizaram-se com cavalos “corredores” Ingleses tradicionais criados em estábulos militares das Ilhas Britânicas. O melhor tempo registado por um exemplar numa corrida foi alcançado em Epson, Inglaterra, onde um cavalo desta raça alcançou os 77 Km/h.



Todos os cavalos de Puro-Sangue que competem em corridas estão registados nos livros genealógicos de cavalos do seu país de nascimento. Quando os cavalos destinados a corridas cumprem um ano de idade, começam um treino que implica a aceitação do peso do jóquei. Apesar de alguns cavalos de dois anos participarem em corridas, um cavalo de Puro-Sangue está no momento de maior rendimento entre os três e os cinco anos; qualquer das formas, esta não é uma regra básica visto que existem exemplares que correm com dez anos ou mais. Existe corridas que diferem os cavalos e as éguas, mas a maioria dá para ambos os sexos. Uma égua é chamada potranca até ao seu quinto ano e imediatamente passa a ser uma égua. Um cavalo castrado de qualquer idade é um capado. Um cavalo não capado é um potro até aos cinco anos e a partir de então será simplesmente um cavalo ou um garanhão.

A característica que distingue os cavalos de Puro-Sangue é que muitas vezes são cavalos nervosos e muito sensíveis, com galope ligeiro e passos firmes. O seu comprimento abrange os 162cm e os 164cm. As cores normalmente são: castanho, cinzento ou preto.

O seu corpo é largo, esbelto e pouco proporcionado, sendo o seu perfil recto. Os rins desta raça são mais fortes do que de um cavalo normal, o que faz com que ele consiga mais potencia no galope. As extremidades posteriores são mais grandes e largas, enquanto as outras são mais delgadas, com antebraços musculosos e articulações grandes e planas. A medida do osso por debaixo dos joelhos é inferior a 20 centímetros. A sua cabeça é bastante firme, sem demasiada carne na mandíbula. As narinas são de grande tamanho, o que ajudam na oxigenação rápida. As costas desta raça normalmente são longas e muito inclinadas, o que permite passos longos com muito pouco esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário