Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 13 de julho de 2010

BRETÃO


Os cavalos Bretões têm uma longa história com diferentes opiniões. Dizem que a raça tem sua origem asiática há mais de 4000 anos. Outros falam que esta raça advém de pequenos cavalos os quais eram criados pelos guerreiros celtas na conquista de que hoje é a Grã-Bretanha onde ele é descendente do cavalo primitivo da montanha Negra na Bretanha ocidental. Havia outrora quatro tipos distintos, um dos quais cavalo de sela. Esses tipos se reduziram modernamente à dois: o Gros Breton, cavalo maciço, de tração; e o Postier Breton, menor e mais leve.

Descrição: Pescoço curto, grosso e arqueado, orelhas pequenas. Cabeça quadrada e de perfil reto. Ancas largas e quadradas, com musculatura acentuada e movimentação particularmente franca e livre. Pernas curtas e fortes, com pouca plumagem. Pés duros, bem formados e não muito grandes.

Características: O Gros Breton está sempre em demanda pela excelência de sua carne. O Postier distingue-se pela energia e pelo trote. Empregado como cavalo militar antigamente, na arma de artilharia, é ideal como cavalo de campo, de tração leve e de reprodução.

Altura: 1,53 m a 1,63m
Temperamento: Linfático (coldblood)
Porte: Pesado
Pelagem: Castanho, alazã
Uso: Tração
Existe no Brasil: Alguns
Perfil/Cabeça: Reto
Musculatura: Forte
Origem: Idade média
Região: França, Bretanha
Meio Ambiente: Fresco, temperado

Nenhum comentário:

Postar um comentário