Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 13 de julho de 2010

APALOOSA


APALOOSA - Apesar dos espanhóis terem trazido o Appaloosa para a América, foi uma tribo de índios( Nez Perce) a responsável pelo desenvolvimento da nova raça no continente americano. Essa tribo habitava a região conhecida como Palouse, por onde passa o rio de mesmo nome e ocupa a parte dos estados de Washington, Oregon e Idaho. Daí o nome da raça. Em 1974 foi registrado o nascimento do primeiro animal no Brasil.
Altura: entre 1,42 m a 1,62 m
Porte: médio
Pelagem: a principal característica da raça é ter a pelagem nevada ou salpicada de escuro, com manta branca sobre o lombo, garupa e posteriores. A pele é pintada ao redor da face. A pelagem básica é o ruão, admitindo-se todas as outras, desde que preencham o padrão que envolve seis pelagens básicas: glacial, leopardo, floco de neve, mármore, manta manchada e manta branca.
Cabeça:
- Perfil subcôncavo;
- Olhos grandes e atenciosos mostram muito mais branco que nas outras raças;
- Orelhas pequenas, bem distanciadas e implantadas e com uma boa movimentação;
- Narinas grandes.
Andamento: trote
Temperamento: dócil, veloz, vigoroso, robusto e resistente
Aptidão: considerado um dos cavalos mais versáteis, é utilizado nas corridas planas, salto, provas de rédeas, tambores, balizas, hipismo rural e lida com gado.

Um comentário:

  1. Olá. Eu li em livro nos tempos de estudante que esta raça é originária da França, e que sua pelagem lembrava um monte com neve. Mas pela pesquisa que fiz hoje depois de ver aqui sua origem me deixou em dúvida e ao mesmo tempo certo de que você está correta. Mas sei onde encontrar o tal livro (Manual de Zootecnia) em vi e nos próximos dias vou verificar

    ResponderExcluir