Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 28 de maio de 2011

JCB homenageia engenheiros do turfe

Neste fim de semana, com a realização do Criterium de potros e potrancas, 2ª Etapa da Copa dos 2 anos, o Jockey prestará uma justa homenagem a duas importantes personalidades na história do turfe. Serão disputados no domingo os GPs Francisco Villela de Paula Machado e Conde de Herzberg (foto), ambas prova de Grupo 2 a serem corridas no quinto e sexto páreo, respectivamente.

A história dos Paula Machado entrelaça com a do turfe. Basta citar que a fazenda São José, em Rio Claro, foi fundada em 1839. Médico renomado, Francisco Villela de Paula Machado, proprietário da Fazenda São José, fundada em 1839, foi motivado pelo filho, Linneo, a fundar um haras. Em 1906, a paixão pelo turfe, motivou Villela a dar início ao Haras São José, em Rio Claro.

Tempos depois, enquanto Linneo selecionava éguas e garanhões para seu plantel, Francisco cuidava dos procedimentos para construção do haras. Nascia ali a história de uma das coudelarias mais vitoriosas do turfe brasileiro, além de registrar também o nome na criação. No entanto, o apaixonado pelo esporte dos reis, Francisco Villela não pode ver a inauguração do Hipódromo da Gávea, visto que veio a falecer 14 anos antes de seu filho Linneo realizar o feito. Porém seu nome ficou marcado na trajetória do turfe.

Conde Carlos de Herzberg também teve uma passagem bastante significativa no turfe fluminense. Ele foi fundador e benemérito do Jockey Club em 1874, e uma ativista na trajetória do esporte dos reis. Herzberg , capitão reformado do exército prussiano, nasceu em Grunhubel, Hannover, na Alemanha. Responsável por quase todas as obras da pista do pioneiro Prado Fluminense, em São Francisco Xavier, Conde de Herzberg foi o redator do primeiro Código de Corridas.

O alemão também foi proprietário de cavalos e por volta de 1850, casou-se com Leopoldina, que vinha ser filha de Major Suckow, outro nome grifado com letras garrafais na trajetória turfística. É uma justa homenagem a nomes que fizeram o turfe acontecer, por toda dedicação e empenho em prol do esporte dos reis.

por Danielle Franca -

Nenhum comentário:

Postar um comentário