Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Medicação, Turfe Americano se prepara para correr sem medicação

Turfe americano se prepara para correr sem medicação - [13/04/2011]

Num comunicado à imprensa divulgado na terça-feira, dia 11 deste mês, o lendário criador e proprietário americano Ogden Mill Phipps, nada menos que o Chairman do “The Jockey Club”, a entidade que coordena o esporte naquele país, aplaudiu a decisão da RCI – Association of Racing Comissioners International de formular um plano para eliminar, progressivamente, em termos mundiais, o uso de medicação em cavalos inscritos para correr.

Esta é a primeira manifestação formal da maior autoridade americana de turfe a respeito desse assunto.

Em seu comunicado, diz Ogden Mill Phipps:

“Há uma percepção crescente e correta de que os cavalos de corrida neste país (EUA) são medicados em excesso.”

E prossegue:

“Várias vezes manifestamos nossa preocupação a esse respeito, e acreditamos sinceramente que o sobre-uso de medicação coloca em risco nossos atletas humanos e eqüinos, ameaça a integridade de nosso esporte, e corrói a confiança do consumidor nesse jogo.”

Continua Phipps:

“A percentagem de animais inscritos para correr com o uso de furosemida (leia-se, Lasix) neste país, aumentou, de cerca de 45% em 1991, para quase 95% em 2010. E aproximadamente 90% de todos os potros de 2 anos recebem furosemida no dia da corrida.” (os negritos são nossos)

E acrescenta:

“Cavalos de corrida só deveriam competir quando estivessem livres de medicação.”

Esta é uma decisão histórica dos americanos. Isso não significa que o “The Jockey Club” esteja advogando a chamada “tolerância zero” para qualquer tipo de medicação, que é sempre afetada pelo maior ou menor grau de precisão dos equipamentos dos laboratórios que testam as amostras.

Mas Phipps conclui, sem deixar dúvidas:

“O The Jockey Club e seu Comitê de Sanidade Eqüina convocam as organizações membro da RCI, bem assim, os demais setores da indústria do cavalo de corrida, a trabalhar para desenvolver, imediatamente, um plano estratégico e um prazo, destinados a formular as regras e sanções, que irão permitir a transição dos Estados Unidos da América para o sistema de nenhuma medicação para correr.” (os negritos são nossos)

E finaliza, mostrando a necessidade de atuar com “senso de urgência” nesta questão.

Os americanos, afinal, deram a partida para aderir aos conceitos fixados no famoso art. 6°, do Regulamento da Federação Internacional das Autoridades Hípicas (FIAH), que proíbe medicar para correr.

Quem se interessar pelo assunto, pode lê-lo em detalhes no site www.bloodhorse.com , de 28 de março de 2011.

da Redação
http://www.raialeve.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário