Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Axolote, Anfíbio mexicano pode ser esperança para quem teve membros amputados


Anfíbio mexicano pode ser esperança para quem teve membros amputados

Cientistas de Hannover estudam a capacidade regenerativa do anfíbio axolote. Nativo do México, ele consegue desenvolver novos membros, e até órgãos, depois de perdê-los.

O anfíbio mexicano axolote (Ambystoma mexicanum) está ganhando atenção especial do mundo científico por sua espetacular capacidade de regeneração. Quando perde algum de seus membros ou um órgão não vital seja em acidente ou pelo ataque de um animal o sangramento para em poucos segundos e rapidamente as partes perdidas voltam a crescer. Os cientistas querem entender com funciona esse fenômeno, para poder aplicá-lo na medicina humana.

De acordo com a cientista Christina Allmeling, do Centro de Biorregeneração da Faculdade de Medicina de Hannover, na Alemanha, além de realizar pesquisas com esse tipo de salamandra, o objetivo também é garantir sua preservação. Devido ao aumento da poluição em seu país de origem, o México, a espécie está ameaçada de extinção. Em aquários adaptados, no centro científico de Hannover, vivem cerca de 120 desses animais de apenas 20 centímetros de comprimento, que passam toda a vida sob a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário