Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 29 de março de 2011

Racismo, Estudante baiano acusa PMs de racismo e abandona cidade do RS


Estudante baiano acusa PMs de racismo e abandona cidade do RS

O baiano Helder Santos, 25 anos, estudante de História, foi obrigado a abandonar o curso no 3º semestre e deixar a cidade de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, depois de sofrer ameaças de morte. Segundo uma denúncia feita por ele, policiais da Brigada Militar (BM) enviaram uma carta dizendo que ele corria risco de vida. Helder também disse que foi vítima de racismo e agressão por parte dos policiais.

O estudante, oriundo de Feira de Santana (a 109 km de Salvador), denunciou os policiais na corregedoria da Polícia Civil e em uma emissora de rádio local, afirmando ter sido agredido no ombro e barriga, além de ser chamado de "negro vagabundo" quando tentou defender um amigo durante uma abordagem policial. Helder foi detido por desacato.

O estudante pretende voltar à Bahia na próxima semana para tentar transferência para outra universidade. A Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) investiga o caso, que também é acompanhado pela Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul.

"Chaga do racismo"
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, Paulo Paim (PT-RS), disse que o caso de Helder Santos é "um exemplo da persistência da chaga do racismo". O comentário foi feito durante a audiência que marcou os oito anos de criação da Seppir, junto à Presidência da República, e também debater o Estatuto da Igualdade Racial.

Paim disse que as autoridades policiais de Jaguarão informavam que estavam investigando as agressões e pediam para o jovem "esperar". Em tom crítico, o senador afirmou que essa palavra aparece com frequência na vida dos discriminados, principalmente da população negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário