Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 28 de março de 2011

Coração do Século XXI - Marcapasso - Parte 6

Implante de marcapasso

"Um implante de marcapasso é um procedimento no qual o médico realiza uma cirurgia, através da qual um aparelho que controla os batimentos do coração, chamado marcapasso, é implantado debaixo da pele e conectado ao seu coração através de um ou mais fios, chamados eletrodos."

Quando um marcapasso é usado?

Este procedimento é freqüentemente indicado quando o número de batimentos cardíacos (freqüência cardíaca) está muito baixo. Como resultado da freqüência anormal, o coração bombeia menos sangue e causa sintomas tais como fadiga, falta de ar, ou desmaio.

Qual o preparo para um implante de marcapasso?

O paciente deve planejar antecipadamente como será a sua vida e atividades durante o período de recuperação da operação, reservando tempo para repousar. As tarefas e obrigações do dia a dia deverão ser delegadas a outras pessoas, ou simplesmente adiadas.

As instruções e orientações pré-operatórias dadas pela equipe médica devem ser observadas, incluindo tempo de jejum e preparo da pele local. Alguns serviços recomendam o prévio preparo da pele no local da incisão cirúrgica com o uso de solução de PVPI.

Como é o procedimento?

Uma enfermeira lavará o tórax do paciente com solução anti-séptica. Na maioria das vezes, a anestesia é local. Em crianças e em outras condições especiais usa-se anestesia geral. O anestésico local é normalmente combinado com sedativos leves, aliviando a dor do paciente durante a operação. Caso o paciente sinta dor, desconforto, ou incômodo durante o procedimento, deverá comunicar imediatamente ao médico cirurgião.

O cirurgião faz uma incisão na pele na porção superior do tórax e separará os tecidos para criar um lugar para colocar o gerador (bateria) do marcapasso. O sistema de marcapasso artificial consiste em um ou dois eletrodos e uma unidade de bateria. Os eletrodos (fios) são inseridos em uma veia localizada abaixo da clavícula. Com a ajuda de imagens de radioscopia vistas em tempo real em um monitor, o médico os coloca em seu átrio direito e ventrículo direito. As pontas dos eletrodos estabelecem contato com o músculo cardíaco, e transmitem o impulso elétrico que estimula as batidas do coração. As outras extremidades dos eletrodos são conectadas à unidade de marcapasso (chamado de “gerador”) que contém baterias e circuitos eletrônicos. O médico coloca esta unidade debaixo da pele, na parte superior do tórax.

O que acontece depois do procedimento?

O paciente pode ficar no hospital de 1 a 3 dias após a cirurgia, na dependência de cada caso. O repouso no leito com monitorização dos batimentos cardíacos é feito pelo menos por 12 a 24 horas após o implante.

Antes da alta hospitalar, é feita uma análise computadorizada do sistema de marcapasso, para se obter um ponto basal após o implante. São feitas recomendações quanto aos cuidados e quanto ao controle clínico e do marcapasso no pós-operatório. O paciente poderá ser ensinado a utilizar um sistema de transmissão trans-telefônica dos dados do marcapasso.

O médico pode explicar como o fato de portar um marcapasso poder afetar o estilo de vida do paciente; são dadas outras informações gerais sobre os cuidados e acerca dos controles futuros e de qual será a duração estimada do marcapasso.

Geradores de marcapasso tem, de modo geral, uma duração estimada em 6 a 8 anos, podendo este tempo ser aumentado com a reprogramação do sistema no pós-operatório

Quais são os riscos associados ao procedimento do implante do marcapasso?

• Anestesia: a anestesia geral, em principio, tem mais riscos do que a anestesia local.
• A anestesia local pode não ser suficiente para retirar toda a sensação de dor no local do implante, levando a incômodo e desconforto
• O eletrodo pode perfurar um dos pulmões, a veia por onde ele é introduzido, ou a cavidade do coração
• Como qualquer dispositivo elétrico ou mecânico, o marcapasso pode precisar de uma substituição se deixar de funcionar corretamente.
• O fio do marcapasso (eletrodo) pode vir a se fraturar, havendo possivelmente necessidade de sua substituição
• O marcapasso é implantado geralmente porque o ritmo do coração é anormal. Isto pode estar associado com outros problemas cardíacos, que podem piorar apesar da correção do ritmo.
• Existem riscos de infecção e também de sangramento.

Se você vai se submeter a um implante de marcapasso, pergunte a seu médico se estes ou outros riscos se aplicam a você.

Bibliomed, Inc.,

parte 7 será postado em 30/03

Nenhum comentário:

Postar um comentário