Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ENDURO II


No Brasil a primeira prova de enduro eqüestre aconteceu em Tremembé, interior de São Paulo, em 8 de outubro de 1989, ocasião em que 25 conjuntos largaram para cumprir um percurso de 60 km com velocidade controlada de 12 km/h. Em 1994, uma competição em Campinas/SP, reuniu 522 conjuntos em um evento registrado no livro Guiness de recordes, como a maior competição eqüestre de uma mesma modalidade.

Atualmente, o enduro eqüestre é regulamentado por rigorosas normas da FEI - Federação Eqüestre Internacional, com a premissa de preservar a integridade física do animal, que é controlada sistematicamente em postos veterinários denominados vet cheks, instalados ao longo do percurso. Nas competições internacionais oficiais, o percurso é de 160 km, dividido em seis etapas que devem ser cumpridas em velocidade livre.

Nos vet cheks vários parâmetros são avaliados, tais como: índice de recuperação cardíaca, grau de desidratação, claudicações, entre vários outros. Após o final de cada etapa, o competidor só recebe a autorização de re-largada se todos os parâmetros estiverem dentro da faixa de normalidade fixada pelo regulamento. Mesmo após o término da competição, que é realizada em velocidade livre, o exame veterinário é realizado para a confirmação do resultado. O tempo limite para este exame é de 30 minutos após a chegada, e a freqüência cardíaca não pode superar o limite de 64 bpm.

O I World Eqüestrian Games, que reuniu seis disciplinas diferentes - Adestramento, CCE, Volteio, Salto, Atrelagem e Enduro - oficializadas pela FEI, foi realizado em 1990, em Estocolmo, Suécia. Sagrou-se campeã a equipe inglesa e a competição individual foi vencida por uma amazona americana (Becky Hart) montando um cavalo de 15 anos, que cumpriu o percurso (160 km) em 10h33 e média horária superior a 15 km/h. Este campeonato é realizado de quatro em quatro anos.

crédito - http://www.endurancebrasil.com.br/
foto - internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário