Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ENDURO - I


A palavra enduro é uma abreviação de endurance, que em inglês é sinônimo de resistência. O enduro eqüestre de competição é uma modalidade esportiva originária do turismo eqüestre, onde cavalo e cavaleiro devem percorrer uma trilha com obstáculos naturais, demarcada em um tempo pré-determinado, ou em velocidade livre. Vence a prova o cavalo que chegar ao final no menor tempo, ou no tempo mais próximo do ideal, dependendo do tipo de regulamento utilizado. É praticado em quase todos os países da Europa, na Oceania, América do Sul, nos Estados Unidos, África e Oriente Médio. O enduro eqüestre civil, praticado atualmente, foi criado por Wendell Robie, nos Estados Unidos, em l955, através da Tevis Cup, a mais famosa prova do mundo.

A intenção era simular as viagens do Pony Express (correio a cavalo americano), com o objetivo de cumprir 100 milhas (160 km) em 24 horas, em um único cavalo.Existem também competições de até 300 km, realizadas em vários dias.

Esta modalidade assemelha-se ao Raid de cavalaria, tática de guerra universalmente empregada pelas cavalarias hipomóveis. Trata-se de uma incursão rápida e surpreendente ao território inimigo, com um grande contingente de tropa, que retorna imediatamente após o ataque. Atualmente raid e enduro são considerados sinônimos. Existem raids de até 750 km, que são disputados durante 15 dias.

Na década de 60, o Enduro Eqüestre começou a ser praticado na Austrália, tornando-se um esporte muito popular. Atualmente este país também é um importante centro de pesquisas na área da fisiologia desportiva eqüina. Inúmeros trabalhos de acompanhamento de competições de enduro são publicados periodicamente.

Em 1975, na França, foi idealizada a competição de FLORAC - A Tevis Cup Francesa - que é considerado o mais belo e difícil desafio a cavalo em um evento de um dia.

créditos - http://www.endurancebrasil.com.br/
foto - internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário