Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Saúde Equina - Artrite

ARTRITE

A artrite, tem por definição simples qualquer processo inflamatório que envolva as articulações, normalmente este processo envolve as estruturas adjacentes e com isso também provoca processos inflamatórios e/ou degenerativos nestas. Estas estruturas são a cartilagem articular, capsula articular, ligamentos, ossos e suas estruturas que podem levar a formação de liquido sinovial exacerbado na tentativa do organismo em combater este processo tão comum.

Todo animal, principalmente os considerados atleta ou com idade mais avançada, quando submetidos a esforços mais intensos, normalmente traumático, pode desenvolver a artrite. É de suma importância que o médico veterinário faça um diagnóstico preciso da causa, pois só assim ele poderá tratar esta patologia de forma eficiente. A artrite no cavalo de esporte, geralmente é traumática e deve ser diferenciada das outras doenças reumatológicas, dos processos infecciosos (bactérias e vírus) e da artrite reumatóide.

Estar acima do peso, idade avançada, lesões pré existentes, má conformação, deficiências nutricional, pneumonias por Rhodococcus equi, paradas rápidas e mal realizadas são fatores que contribuem para aumentar a chance do seu animal apresentar esta doença.

Os Sinais clínicos são os comuns a qualquer processo inflamatório como dor com claudicação em graus variáveis, aumento de temperatura local, aumento da articulação com produção de liquido sinovial em excesso, diminuindo sua viscosidade e por fim diminuindo a lubrificação da articulação.

O diagnóstico é realizado se evidenciando os sinais clínicos, o uso de artrocenteses (retirada de liquido sinovial) e envio de material ao laboratório para análise e de imagens como a radiográfica e ultra sonográfica.

O tratamento depende muito da causa, podendo ser de um simples descanso e ausências dos exercícios até o uso de antiinflamatórios sistêmicos diários por alguns tempo, infiltrações intra articulares, lavagens articulares e uso de antibióticos.

Sempre procure o médico veterinário, somente ele poderá te auxiliar na manutenção da saúde do seu animal e na diferenciação das diversas doenças do dia a dia.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário