Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

LAGOINHA, HIPÓDROMO DA LAGOINHA 75 ANOS DE HISTÓRIA



Em 1935 na nova capital do Estado de Goiás, Goiânia, foi inaugurada uma das entidades socais mais ativas e importantes da época, sem dúvida a que mais se destacava dentre todos. Surgia então o Automóvel Clube de Goiás, entidade esta que tinha como finalidade, reunir e interagir a sociedade Goiana, promover e realizar eventos sociais e esportivos. O nome da entidade se devia à principal coqueluche da época, que era o Automóvel, mas com o passar dos anos, com a influência forte da Cavalaria do Exército Brasileiro que influenciava a sociedade, veio a idéia de fundar em Goiânia o “Jockey Club de Goiás”. O momento era propício devido a sociedade goiana aclamar o glamour de grandes eventos sociais e esportivos, daí então foi concretizada a idéia de criar então na capital o novo clube. Que tinha como finalidade principal o fomento e paralelamente corridas de cavalo além dos eventos sociais e esportivos.

Entre as avenidas Goiás e Araguaia no centro da capital já existia o espaço para a realização das corridas, logo transferido para a Praça Tamandaré hoje num setor nobre de Goiânia. Embalado pela animação e ansiedade do público e de pessoa influentes e interessadas na construção do futuro Hipódromo, mas como na época já existia muitos interesses imobiliários e urbanísticos no centro da capital, foi indicado aos interessados que fosse feito em uma área mais afastada do centro da capital. Daí então foi selecionada uma área de várzeas e lagoas (surgindo o nome Lagoinha), próxima ao grande centro, sendo que não tão incluída em meio aos futuros grandes prédios da cidade.

Então em 1960 foi inaugurado o Hipódromo de Lagoinha, após um tempo passou a se chamar Hipódromo Ubirajara Ramos Caiado. Hoje a área tão desvalorizada na época, se tornou um dos cartões postais da cidade, pois hoje é preservada e protegida por lei como “Área de proteção ambiental”.

Atualmente o Jockey Club Goiás é o único hipódromo do centro-oeste do país em atividade. Se deve aos esforços dos turfistas tradicionais e simpatizantes que lutaram e lutam sempre para que o esporte permaneça levando ao hipódromo grandes públicos. A programação do Hipódromo são realizadas todos os sábados à partir das 14:30min.

por Eluan Turino

Nenhum comentário:

Postar um comentário