Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 27 de novembro de 2010

CAVALO NORDESTINO

Assim se chama, também recebendo o nome de Sertanejo, uma população cavalar relativamente numerosa e uniforme que habita os sertões do Nordeste,


utilizada principalmente na lida com o gado. Houve tentativas de seu melhoramento e padronização e chegou-se a estabelecer um "standard" que dificilmente pode ser satisfeito, mas que deveria retratar um bom cavalo dessa raça, merecendo por isso reprodução.

Sua área geográfica vem desde o Maranhão, Piauí, Ceará, até chegar ao sertão da Bahia. Apesar de sua pequena estatura, magreza, aparência resignada, preenche perfeitamente as necessidades locais.


Descrição

Peso não determinado, aproximadamente 350 Kg.

Estatura 140 a 146cm (pode ir de 130 a 148 cm).

Pelagem predomina a castanha e a cardã, com suas tonalidades, podendo apresentar sinais brancos, menos do chanfro para baixo. Pele e mucosas escuras, pêlos finos e curtos e crinas finas, longas, não muito abundantes.

Cabeça pequena, de fronte larga, ganachas afastadas, olhos grandes e vivos, orelhas pequenas, afastadas e móveis; narinas dilatadas e perfil levemente convexo. (Na realidade o perfil é retilíneo e às vezes pode ser até ligeiramente concavilíneo).

Pescoço musculoso e bem implantado (sendo comum ser pouco musculado).

Corpo bem proporcionado, com cernelha não muito saliente, linha dorsolombar ligeiramente enselada, lombo largo, garupa levemente inclinada, cauda bem inserida não muito espessa. Peito cerrado, desejando-se largo e profundo.

Membros descarnados, porém com ossatura forte, com aprumos regulares, com tendões salientes, boletos com pêlos finos e curtos, cascos pequenos e muito resistentes, escuros, de preferência pretos.

Aptidões e outras qualidades

O cavalo Nordestino foi "moldado pela aridez e deficiências da região".
Sua aparência é resignada, de um animal fraco e preguiçoso, porém, quando solicitado desperta uma energia que seria impossível imaginar.
Tem todas as qualidades morais do Árabe, do qual deve provir. Pode viver com muito pouco alimento, de natureza grosseira e beber pouca água, sem fraquejar e viajar grandes distâncias. Não dão facilmente sinal de cansaço. Não usa ferradura e caminha com facilidade em terreno pedregoso e espinhoso. Afinal é um animal insubstituível em seu ambiente natural. Toda tentativa para melhorá-lo por cruzamento pode produzir resultados negativos.

Um comentário:

  1. O cavalo nordestino,é igual a nós:forte,ágil,acostumado a vida dura,mais não se acovarda enfrentando qualquer parada.

    ResponderExcluir