Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 12 de outubro de 2010

CAVALOS, VIAJAR COM O CAVALO CUIDADOS


Em média os cavalos perdem 1 a 2 Kgs por cada hora de viagem em tempo frio, valores que se agravam com o aumento da temperatura. As viagens longas, mais de cinco horas, acarretam verdadeiros riscos para a saúde do cavalo, tais como desidratação, cólicas e mesmo infecções nos pulmões (Pleuropneumonia).

Nem todos os cavalos necessitam de viajar, mas pelos menos uma vez na vida deles é provável que seja necessário o transporte, quer seja para ir ao veterinário, a uma exposição ou porque mudaram de dono. É importante saber quais os preparativos necessários para um transporte seguro do cavalo.


Preparar o cavalo

É saudável ir habituando o cavalo a entrar e sair do atrelado ou vagão, conforme for o caso, mesmo que não o pretenda transportar. Isto permite que o cavalo ganhe confiança e não se assuste na altura do transporte. Este método torna-se bastante eficaz se houver uma emergência e não houver tempo para calmamente familiarizar o cavalo com o atrelado/vagão.

Para além deste trabalho que incide sobretudo no comportamento do cavalo, deve também proteger as partes mais vulneráveis do animal: as pernas e a nuca. Existe equipamento especial para viagens que protege a parte inferior das pernas do cavalo, mas o animal deve ser previamente habituado a ele no estábulo. A cauda também deve ser ligada. O cavalo pode ser coberto para que se mantenha quente mas não deve transpirar. É importante que tudo esteja bem atado e seguro, uma vez que o cavalo se pode assustar caso algo caia ou bata nas paredes.


Preparar o transporte

O vagão ou atrelado devem ser convidativos para o cavalo. Os cavalos são animais claustrofóbicos e raramente entram por livre vontade em espaços pequenos e escuros. Se possível, deixe entrar luz solar e cubra o chão com aparas de madeira ou feno. Deve colocar uma rede de feno bem segura à disposição do cavalo durante a viagem.

Verifique as luzes e o encaixe no veículo e certifique-se de que todas as normas de segurança rodoviária estão a ser cumpridas.


Preparar a viagem

Ao transportar um cavalo deve ter uma condução segura, evitando acelerar ou travar bruscamente.

Não deve viajar com tempo quente a não ser que seja absolutamente necessário. No Verão, pode ser mais vantajoso iniciar a viagem com o nascer do sol ou já ao fim da tarde para evitar as horas de mais calor.

Caso as viagens sejam longas, deverá parar no máximo de quatro em quatro horas, permitindo ao cavalo “esticar as pernas” e deixando-o beber água. É importante que o cavalo se mantenha hidratado. Não faça paragens em que não retire o cavalo do atrelado ou vagão, ou pelo menos evite-as, uma vez que imobilizado, tanto o atrelado como o vagão têm tendência a sobreaquecer.


Cuidados especiais em viagens longas

Se for fazer viagens longas, com uma duração maior de cinco horas, deverá preparar antecipadamente o transporte. Como por vezes os cavalos se recusam a beber água nas paragens ao longo do percurso poderá habituá-lo, algumas semanas antes, a comer feno molhado. Isto não só previne a desidratação, como também as cólicas.

Deve levar o cavalo ao veterinário para um check-up completo. Qualquer doença que o cavalo tenha, tende a agravar-se durante viagens longas. Um cavalo nestas circunstâncias não deve ser transportado.


Quando chegar ao destino, vigie o estado do cavalo e leve-o a um veterinário para que os pulmões possam ser observados. A Pleuropneumonia é risco comum em viagens de longa distância. Esta infecção aguda do foro respiratório pode ser fatal. Para além disso, dê algum tempo ao cavalo para que este se possa ambientar ao novo local. Se a vigem foi longa, o cavalo pode demorar alguns dias a recuperar o peso que perdeu. Mesmo depois de uma viagem curta, não há nada que saiba melhor a um cavalo do que algum tempo no campo.
Artigos GeneralistasArtigos sobre Cavalosmais sobre RSS Feeds?

� um especialista sobre este tema?�
envie esta p�gina a um amigo
adicione um coment�rio
imprimir este artigo

Bookmark no site::

Nenhum comentário:

Postar um comentário