Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fino Trato, por Orlando Lima


REPRODUTORES SEDIADOS NO BRASIL

REFERÊNCIA: TEMPORADA DE MONTA DE 2010 ATUALIZADA

I – INTRODUÇÃO

Acabei de montar a Planilha de Reprodutores sediados no Brasil para a elaboração do Planejamento Genético de Matrizes sediadas no Brasil, cujas dimensões continentais, determinam a geografia da Criação nacional composta por quatro Pólos distintos e principais, onde são criados os PSI’s nacionais.

Um deles, envolve apenas dois Haras, ou seja, o PONTA PORÃ (o maior Produtor do PSI no Brasil) e o Haras CHE RENDA (cerca de 40 Matrizes) que, em função da distância em que se encontram dos demais Pólos criatórios, basicamente, são obrigados a “fechar” suas Criações com Reprodutores de uso próprio, praticamente, usando muito pouco Reprodutores dos demais Pólos, assim como, praticamente sem receber Matrizes sediadas nos demais Pólos, para os Serviços de seus Reprodutores, em função da excessiva distância que os separa dos demais Haras sediados nos três Pólos restantes. As viagens seriam extremamente arriscadas!

O segundo Pólo da Criação nacional do PSI refere-se ao Estado de São Paulo que, até a década de 70 dominava, em todos os sentidos, a Criação nacional, assinalando os melhores resultados nas pistas por conta dos Produtos nascidos e criados em seu território..

Rapidamente, entretanto, este panorama se alterou radicalmente, com São Paulo assistindo um exagerado número de Haras fechando suas portas, evidenciando de forma flagrante as melhores condições naturais para a Criação deste exigente animal, proporcionadas pelos campos do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Restaram, entretanto, alguns Haras tradicionais da Criação paulista, revelando um “Bloodstock” de muito bom padrão genético, além do que, vêm recebendo, a cada Temporada de Monta, excelentes Reprodutores, sobretudo, no sistema de “shuttle”.

As distâncias que separam São Paulo do Paraná e do Rio Grande do Sul, são muito expressivas, praticamente, dificultando, e até mesmo impedindo, o deslocamento mais freqüente de Matrizes sediadas no Paraná e no Rio Grande do Sul até São Paulo, tendo vista o alto risco envolvido nessas viagens mais longas.

O terceiro Pólo da Criação nacional do PSI, o Estado do Paraná, está concentrado nas Regiões de São José dos Pinhais e de Tijucas do Sul, que apresentam excelentes condições naturais e ambientais, compatíveis com as exigências do PSI.

Por sua proximidade do litoral, estas Regiões apresentam como fator diferenciado e de grande importância para a salubridade do PSI, os benefícios proporcionados pelas correntes aéreas vindas do litoral, proporcionando a absorção de um elemento raro de ser encontrado em forma natural, e de capital importância para a saúde do PSI, que é o Iodo, o que tornou a Região da Normandia na França, como uma das qualificadas do planeta, para a Criação do PSI, chegando a ocupar a 3ª posição no “ranking” das Regiões mais propícias para a Criação deste exigente animal, que é o Puro Sangue Inglês (PSI).

O quarto Pólo da Criação nacional do PSI está concentrado na Região de Bagé / Aceguá, no Estado do Rio Grande do Sul, pois se trata de uma extensão dos Pampas argentinos que, numa pesquisa realizada a pouco mais de uma década, ocupava o 2º lugar entre as Regiões mais qualificadas para a sua Criação.

Nesta Pesquisa seletiva que realizei para embasar a elaboração da Fase do Planejamento Genético relativa aos Cruzamentos, selecionei 90 Reprodutores sediados nos três Pólos principais, ou seja, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Por uma questão de ética, não irei nominar tais Reprodutores, mas sinalizarei com a posição LINHAGEM / BLOODLINE da qual cada um descende por suas respectivas “Sire Lines” (Alinhamentos Paternos), evidenciando um Quadro realista da posição atual deste importante “duo genético”, cujo objetivo primordial é o de apontar, para cada Pólo de Criação, os excessos e as faltas desse binômio da ancestralidade dos Reprodutores sediados no Brasil.

Devo ressaltar que nestes últimos 3 a 4 anos, a Criação brasileira do PSI, através do sistema do “shuttle”, vem trazendo Reprodutores de elevado padrão genético, inclusive alguns descendentes de LINHAGENS / BLOODLINES com problemas para a sua sobrevivência, e que se comportam como Pedigrees abertos, facilitando o “encaixe genético” com a maioria das Matrizes que integram o “Bloodstock” da Criação nacional do PSI.

Assim sendo, pretendo apontar, quais LINHAGENS / BLOODLINES que se encontram saturadas no âmbito da Criação nacional, assim como, as que estão desfalcadas e as que caminham a passos largos para a extinção.

O sistema do “shuttle” é uma poderosa arma que a Criação nacional possui, sobretudo neste momento de crise da Economia na Europa e USA, facilitando a vinda de Reprodutores altamente qualificados ou com excelente potencial para o adequado exercício das funções reprodutivas, contribuindo decisivamente para elevar o padrão de qualidade da Criação nacional do PSI.

O grande problema que nossa Criação vem defrontando, além das excessivas distâncias entre os principais Pólos da Criação nacional, é a barreira imposta pela convergência excessiva no uso de Reprodutores descendentes de apenas duas “Bloodlines” que dominam absolutas o panorama da Criação mundial do PSI, assim como, a Criação nacional, fazendo com que o aspecto comercial se sobreponha decisivamente sobre os aspectos estritamente genéticos, nem sempre coincidentes.

A repercussão desta tendência já se faz sentir nitidamente, em razão do crescente nível de Consanguinidade, com a conseqüente perda progressiva do Vigor Híbrido do PSI, refletido na dificuldade de bons animais chegarem ao final da Campanha dos 3 anos.

A solução para esta séria dificuldade é muito difícil de ser obtida, tendo em vista que as reduzidas oportunidades concedidas a Reprodutores descendentes por suas “Sire Lines” de LINHAGENS / BLOODLINES próximas da extinção, retiram qualquer apelo comercial para seu uso, inviabilizando, sob o aspecto econômico-financeiro, sua vinda no sistema de “shuttle”.

Por esta razão, devemos louvar a iniciativa dos Criadores brasileiros que tiveram a coragem de trazer o Reprodutor LINNGARI, responsável pelo reingresso da Linhagem de TOURBILLON na Criação nacional, os Reprodutores SHIROCCO e MANDURO, responsáveis pelo reforço da fundamental Linhagem de BLANDFORD, trazendo um alto nível do padrão de salubridade para seus descendentes, assim como, o retorno definitivo do Reprodutor SIPHON, trazendo a quase extinta Linhagem de St. SIMON, de fundamental importância para elevar o padrão de Stamina no âmbito de nossa Criação do PSI e, finalmente, aos Criadores que trouxeram o Reprodutor MACHO UNO, descendente da Linhagem de HYMIAR, através da “Bloodline” de ROUGH’N TUMBLE, que lamentavelmente caminha a passos largos para a sua extinção.

Sentimos bastante, desfalcando seriamente o padrão de qualidade de nossa Criação, que segue os padrões do Turfe europeu, a ausência de Reprodutores descendentes de HYPERION e de DARK RONALD, ambos descendentes do ícone da Consistência e Resistência, ou seja, BAY RONALD, ancestral, também, do extraordinário TEDDY, pouco representado por Reprodutores no âmbito da Criação nacional do PSI.

Por uma questão de ética, como citei acima, não nominarei os Reprodutores selecionados, e sim as respectivas LINHAGENS / BLOODLINES de cada um deles, sediados nos principais Pólos da Criação nacional do PSI.

II – Primeiro Pólo: SÃO PAULO
II.1 – PHALARIS / NORTHERN DANCER = 6 Reprodutores
II.2 – NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR = 5 Reprodutores
II.3 – PHALARIS / NASRULLAH = 4 Reprodutores
II.4 – St. SIMON / RIBOT = 2 Reprodutores
II.5 – NATIVE DANCER / RAISE A NATIVE = 1 Reprodutor
II.6 – TOURBILLON / AHONOORA = 1 Reprodutor
II.7 – PHALARIS / BUCKPASSER = 1 Reprodutor
II.8 – TEDDY / AETHELSTAN = 1 Reprodutor
II.9 – TEDDY / DAMASCUS = 1 Reprodutor
Total de Reprodutores: 22

III – Segundo Pólo: PARANÁ
III.1 – NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR = 9 Reprodutores
III.2 – PHALARIS / NORTHERN DANCER = 8 Reprodutores
III.3 – PHALARIS / NASRULLAH = 4 Reprodutores
III.4 – PHALARIS / BUCKPASSER = 3 Reprodutores
III.5 – PHALARIS / ROYAL CHARGER = 2 Reprodutores
III.6 – PHALARIS / NEARCO = 1 Reprodutor
III.7 – NATIVE DANCER / RAISE A NATIVE = 1 Reprodutor
III.8 – HURRY ON / SASSAFRAS = 1 Reprodutor
III.9 - St. SIMON / SICAMBRE = 1 Reprodutor
Total de Reprodutores: 30

IV – Terceiro Pólo: RIO GRANDE DO SUL
IV.1 – NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR = 13 Reprodutores
IV.2 – PHALARIS / NASRULLAH = 6 Reprodutores
IV.3 – PHALARIS / NORTHERN DANCER = 5 Reprodutores
IV.4 – NATIVE DANCER / RAISE A NATIVE = 4 Reprodutores
IV.5 – PHALARIS / ICECAPADE = 2 Reprodutores
IV.6 – TEDDY / DAMASCUS = 2 Reprodutores
IV.7 – MAN O’ WAR / IN REALITY = 1 Reprodutor
IV.8 – St. SIMON / SICAMBRE = 1 Reprodutor
IV.9 – PHALARIS / ROYAL CHARGER = 1 Reprodutor
IV.10 – HYMIAR / DOMINO = 1 Reprodutor
IV.11 – HYPERION / STAR KINGDOM = 1 Reprodutor
IV.12 – HYPERION / RIGHT ROYAL = 1 Reprodutor
Total de Reprodutores: 38

V – TOTAIS DE REPRODUTORES SELECIONADOS E SEDIADOS NOS TRÊS PÓLOS DA CRIAÇÃO NACIONAL DO PSI

V.1 – NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR = 27 Reprodutores
V.2 – PHALARIS / NORTHERN DANCER = 19 Reprodutores
V.3 – PHALARIS / NASRULLAH = 14 Reprodutores
V.4 – NATIVE DANCER / RAISE A NATIVE = 6 Reprodutores
V.5 – PHALARIS / BUCKPASSER = 4 Reprodutores
V.6 – PHALARIS / ROYAL CHARGER = 3 Reprodutores
V.7 – TEDDY / DAMASCUS = 3 Reprodutores
V.8 – PHALARIS / ICECAPADE = 2 Reprodutores
V.9 – St. SIMON / RIBOT = 2 Reprodutores
V.10 – St. SIMON / SICAMBRE = 2 Reprodutores
V.11 – PHALARIS / NEARCO = 1 Reprodutor
V.12 – HURRY ON / SASSAFRAS = 1 Reprodutor
V.13 – MAN O’ WAR / IN REALITY = 1 Reprodutor
V.14 – TOURBILLON / AHONOORA = 1 Reprodutor
V.15 – HYMIAR / DOMINO = 1 Reprodutor
V.16 – TEDDY / AETHELSTAN = 1 Reprodutor
V.17 – HYPERION / STAR KINGDOM = 1 Reprodutor
V.18 – HYPERION / RIGHT ROYAL = 1 Reprodutor

TOTAL de REPRODUTORES: 90

VI – CONCLUSÕES

VI.1 – Apesar de termos selecionados 90 Reprodutores sediados no Brasil, distribuídos pelos três principais Pólos da Criação nacional, podemos observar a excessiva concentração em Reprodutores descendentes por suas “Sire Lines” nas Linhagens / “Bloodlines” de NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR (30% do Total) e de PHALARIS / NORTHERN DANCER (21% do Total), seguidas pela Linhagem / “Bloodline” de PHALARIS / NASRULLAH (16% do Total) e pela Linhagem / “Bloodline” de NATIVE DANCER / RAISE A NATIVE (Pai de Mr. PROSPECTOR) (7% do Total), totalizando, em apenas duas Linhagens (NATIVE DANCER e PHALARIS) e quatro “Bloodlines” (Mr. PROSPECTOR; NORTHERN DANCER, NASRULLAH e RAISE A NATIVE), 74% (66 Reprodutores) dos 90 Reprodutores sediados e distribuídos pelos três principais Pólos da Criação nacional do PSI, revelando a excessiva concentração nestas poucas Linhagens e “Bloodlines”, do Planejamento Genético da Criação nacional, com os Reprodutores sediados no Brasil.

VI.2 – Em decorrência desta excessiva concentração em poucas Linhagens / “Bloodlines”, observamos a ausência de Reprodutores descendentes de importantes Linhagens como a do extraordinário BLANDFORD, tido como o melhor Reprodutor da Europa, no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais.

Com a saída de DANCER MAN do Brasil e as poucas oportunidades para VACILADOR como Reprodutor, eram mínimas as chances da Linhagem de BLANDFORD ter continuidade na Criação nacional.

A solução veio através do “shuttle” dos excelentes Reprodutores germânicos, SHIROCCO e MANDURO, ambos, descendentes de BLANDFORD via “Bloodline” de BAHRAM, Tríplice Coroado invicto na Inglaterra, que participaram de duas Temporadas de Monta no Brasil.

VI.3 – Acredito, entretanto, que a ausência mais sentida para elevar o padrão da qualidade genética da Criação nacional, seja a de descendentes da fabulosa Linhagem do fenomenal HYPERION, o mais bem sucedido Reprodutor da Criação européia no século 20 (venceu 7 Temporadas de Monta), tendo em vista que os dois descendentes desta Linhagem atuando no Brasil, têm poucas chances de dar continuidade a essa fundamental Linhagem, no âmbito da Criação nacional.

Um deles (SARAMON), inclusive, é o último descendente de HYPERION, ainda em atividade, no âmbito da Criação mundial, voltado para distâncias mais longas.

Seria de fundamental importância para elevar o padrão de qualidade de nossa Criação do PSI, que fossem importados, mesmo em sistema de “shuttle”, Reprodutores descendentes do excelente CADEAUX GENEREUX, como BAHAMIAN BOUNTY e seus filhos MAJOR CADEAUX, PASTORAL PURSUITS e GOODRICKE, ou ainda, um dos raros descendentes de EFISIO, como seus filhos ZAFISIO, LA VIE DEI COLORI ou TOMBA.

VI.4 – A perpetuação da Linhagem do extraordinário Reprodutor francês, TOURBILLON, no âmbito da Criação nacional, está por conta, unicamente, do Reprodutor LINNGARI que, apesar de se tratar de um promissor Reprodutor, deveria contar, pelo menos, com mais um Reprodutor desta Linhagem, entre os quais destaco, NOTNOWCATO, NAMID, entre alguns outros, mesmo que a importação deles seja realizada através do sistema de “shuttle”.

VI.5 – Outra Linhagem que praticamente está próxima da extinção, reporta-se ao fenomenal Reprodutor St. SIMON, cujos descendentes, em sua grande maioria, marcaram época na Criação nacional, sobretudo pelo extraordinário desempenho destes descendentes no exercício da função de Avô Materno.

Sua representatividade, no âmbito da Criação nacional, é bastante reduzida e com poucas oportunidades, a não ser por SIPHON que se encontra sediado definitivamente no Brasil.

Ainda assim, considero de grande importância para nossa Criação, incorporar mais algum dos raros Reprodutores, possivelmente disponíveis, descendentes desta fabulosa Linhagem, como BOREAL, TIAGO ou DAVID JUNIOR.

VI.6 – Da mesma forma, também seria de capital importância para elevar a qualidade de nossa Criação, incorporar, pelo menos, mais um Reprodutor descendente da Linhagem de TEDDY, gerador de Consistência e Resistência, predicados que, aos poucos, se distanciam do PSI da atualidade, cada vez mais desprovidos do Vigor Híbrido resultante do caldeamento de múltiplas raças que estabeleceram o padrão do Genótipo e Fenótipo do PSI, tal qual o conhecemos atualmente.

Talvez SKIP AWAY, um dos maiores vencedores do Turfe norte americano (mais de U$ 10 milhões), seja uma boa aposta para reforçar o Plantel de Reprodutores da Linhagem de TEDDY, no âmbito da Criação brasileira.

VI.7 – Notamos a ausência total de Representantes da Consistente e Resistente Linhagem germânica referenciada a um dos pilares da excelente Criação alemã do PSI, ou seja, DARK RONALD, filho de BAY RONALD, o notável ícone do Vigor Híbrido do PSI do final do século 19, início do século 20, que também é o Avô Materno de TEDDY, Bisavô Paterno de HYPERION e Avô Paterno de SON-IN-LAW, filho de DARK RONALD, considerado como o mais consistente “stayer” do século 20.

Na atual Criação alemã do PSI, DARK RONALD está representado pelo extraordinário Reprodutor, ACATENANGO, que vem se comportando como um dos mais expressivos Avôs Maternos da atualidade, sendo filho de SURUMU que, por sua vez, é o Avô Materno do melhor Reprodutor alemão da atualidade, ou seja, MONSUN.

Desta forma, para assegurar um padrão de Vigor Híbrido, no mínimo aceitável, de fundamental importância para uma Criação que procura ser reconhecida e se inserir definitivamente no Cenário da Comunidade Internacional da Criação do PSI.

LANDO, SABIANGO, PAOLINI, são alguns dos descendentes de ACATENANGO que poderiam servir no Brasil, mesmo no sistema de “shuttle”, e que certamente iriam contribuir decisivamente para elevar o nível do Vigor Híbrido da Criação nacional.

VI.8 – A excelente Linhagem de MAN O’ WAR, através de sua principal “Bloodline”, referenciada a IN REALITY, se encontra representada por um único Reprodutor que costuma servir, intercaladamente, nas Temporadas do Brasil e da Argentina.

O Reprodutor descendente desta Linhagem / “Bloodline” que chama a atenção para realizar uma preciosa contribuição para reforçar, no âmbito da Criação nacional, o conjunto de seus descendentes, mesmo sob o sistema de “shuttle”, é o excelente OFFICER, que atua nos USA, apesar de servir, também, na Coréia do Sul, contribuindo para disseminar suas características básicas, a Precocidade e a Velocidade.

VI.9 – Com origem nos USA, chegando a representar, em passado recente, a melhor qualidade genética de sua Criação, mas sofrendo um progressivo desfalque no número de Reprodutores atualmente em atividade no âmbito da Criação norte americana, encontramos a Linhagem de HYMIAR que, através de suas duas “Bloodlines” (DOMINO / ACK ACK e ROUGH’N TUMBLE / GREAT ABOVE), ainda vêm apresentando excelentes resultados na pista e na Reprodução, apesar do reduzido contingente de Reprodutores em atividade.

Recentemente a Criação brasileira contou com a participação, no sistema de “shuttle”, do excelente Reprodutor MACHO UNO, numa ousada empreitada que, ao que tudo indica, foi coroada de êxito.

Apesar de contarmos com um bom Reprodutor descendente da “Bloodline” de DOMINO / ACK ACK (DUBAI DUST), julgo que seria importante que pudéssemos reforçar a presença desta Linhagem diferenciada, trazendo mais um filho do extraordinário HOLY BULL, através do próprio MACHO UNO ou de seu irmão paterno, GIACOMO.

VI.10 – Não posso deixar de chamar a atenção dos Criadores brasileiros, para determinadas “Bloodlines” que, ainda hoje, participam dos Pedigrees (Genótipos) de destacados “Racehorses” e “Racemares” nas pistas de corrida do planeta, referenciados a SHARPEN UP, DAN CUPID, SUNDAY SILENCE, ROBERTO, A.P. INDY, entre os mais destacados Reprodutores cuja descendência vem atuando de forma proeminente nos Pedigrees de importantes “Racehorses” e “Racemares” da atualidade, em razão dos excelentes resultados que vêm obtendo nas pistas de corrida.

AMERICAN POST, APTITUDE, PENNEKAMP, HAT TRICK, entre vários outros, poderiam atuar, definitivamente ou por “shuttle”, certamente contribuindo para elevar o padrão de qualidade da Criação nacional do PSI.

VI.11 – Apesar de serem descendentes de uma das duas Linhagens / “Bloodlines” mais adotadas pela Criação européia, chamo a atenção dos Criadores brasileiros para os descendentes de determinados Reprodutores que estão predominando no Planejamento Genético da Criação mundial do PSI, ou seja, Reprodutores descendentes dos fenomenais SADLER’S WELLS e DANEHILL, que se complementam com perfeição nas funções de Reprodutores e Avôs Maternos, gerando o mais relevante e recente “Nick” da atualidade.

De SADLER’S WELLS, praticamente, dependemos do excelente Reprodutor CRIMSON TIDE, enquanto de DANEHILL, já contamos com, pelo menos, dois promissores Reprodutores, ou seja, AMIGONI e SILENT TIMES, o que é muito pouco, sobretudo se considerarmos as dificuldades impostas pelas expressivas distâncias que separam os três principais Pólos da Criação nacional do PSI.

OBSERVAÇÃO FINAL

Reconheço que o cumprimento das providências acima descritas são muito difíceis de serem cumpridas na prática, em primeiro lugar porque é muito difícil vencer o Obstáculo dos aspectos Comerciais e Econômico-Financeiros, para viabilizar a vinda de Reprodutores, sobretudo no sistema de “shuttle”, descendentes de Linhagens / “Bloodlines” não muito compatíveis com o apelo comercial, severamente exigido pelos Criadores brasileiros, para que possam viabilizar a vinda de Reprodutores do Hemisfério Norte, sob o sistema de “shuttle”.

Certamente, seria necessária muita coragem e ousadia por parte dos Criadores brasileiros, para que viessem a trazer alguns desses Reprodutores que iriam contribuir decisivamente para elevar o padrão de qualidade da Criação nacional, abrindo um leque de opções para a elaboração de criteriosos Planejamentos Genéticos.

Em segundo lugar, o reduzido número de Matrizes nominadas no Stud Book Brasileiro, e as expressivas distâncias entre os três principais Pólos da Criação nacional, também inviabilizam a vinda de um elevado número de Reprodutores no sistema “shuttle” para uma mesma Temporada de Monta.

Em terceiro lugar, é importante que a Criação nacional passe a utilizar, com maior freqüência, Reprodutores sediados e nascidos no Brasil, que tenham realizado excelentes Campanhas nas pistas de corrida, usualmente deixados de lado no Planejamento Genético da Criação nacional que, usualmente, privilegia Reprodutores estrangeiros, muitas vezes com Campanhas não recomendáveis nas pistas, sobretudo se comparadas com as Campanhas de Reprodutores brasileiros, completamente desprezados pela Criação nacional.

Em quarto lugar, a Criação brasileira não está aproveitando os preços acessíveis que estão sendo praticados nos Leilões norte americanos mas, sobretudo nos Leilões europeus, onde poderiam estar sendo adquiridas Matrizes e / ou futuras Matrizes de excelente qualidade genética, resgatando a prática adotada pelos grandes Criadores brasileiros que, periodicamente, iam à Europa nas décadas de 40, 50, 60 e 70, adquirir lotes de Matrizes que, em última análise, foram os pilares da época áurea da Criação brasileira, quando se teve o privilégio de assistir corridas dos extraordinários, HELÍACO, FAREWELL, GAUDEAMUS, ESCORIAL, VIZIANE, NARVIK, ZENABRE, apenas para citar uns poucos dos diferenciados “Racehorses” brasileiros.

Orlando Lima - omlimapsi@gmail.com
www.goldblendconsultoria.blogspot.com
Acesso pelo RAIA LEVE:
www.raialeve.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário