Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 20 de novembro de 2011

Grande Prêmio Bento Gonçalves vai ser sensacional



Com uma reunião "solteira" (com apostas captadas pelos sistemas de Rio e São Paulo), composta por 12 páreos, a partir das 13 horas e 30 minutos, o Jockey Club do Rio Grande do Sul promove, neste domingo, a sua festa magna, a do GP Bento Gonçalves (Grupo I), 2.400 metros, areia, 10ª prova da jornada, grande clássico regional e uma das provas de maior tradição do turfe brasileiro.

Bento Gonçalves 1958 - Estensoro - Antonio Ricardo
Disputado pela primeira vez em 1909, na única versão realizada no Prado Rio-Grandense (bairro do Menino de Deus), prevaleceu o uruguaio Aguapehy (Express), treinado pelo inesquecível Paulo Rosa (pai de Armando, Claudio e Álvaro), conduzido por A.Soares. Em seguida, a carreira, até 1959, teve como palco o Hipódromo dos Moinhos de Ventos, cuja série foi aberta pelo francês Pharamond (Vacouleurs), também apresentado por Paulo Rosa, com A.Lima no dorso e encerrada pelo argentino Chaval (Tudor Castle), pensionista de Roberto Morgado, sob a direção de Antonio Ricardo, pai de Jorge, o nosso Ricardinho.

Bento Gonçalves - El Asteróide 64, 65 e 66.

A partir de 1960, com o êxito de Zago (Don José), preparado por Milton Farias e dirigido por Oraci Cardoso, a prova passou a ser disputada no Hipódromo do Cristal, destacando-se o tricampeonato de El Asteroide (64/65/66) e, na galeria dos campeões, nomes, entre outros, como os de Dilema (67), Corejada (68), Negroni (71), Uleanto (75/76), Artung (80), com Juvenal Machado da Silva, Zirbo (81/82/83) e Hiper Gênio (85/86/88). Na edição de 2006, em bonito desfecho, Mata Leão, pilotado por Tiago Josué Pereira, superou Papier Zouk, ambos atropelando pelo externo da pista.

Bento Gonçalves 1962

Nas últimas quatro vezes em que saiu às pistas, Ask Me Not (Araçai), 6 anos, de criação do Haras Alto da Serra e propriedade de Antonio C.V.dos Santos, sagrou-se vencedor. Tentando o bicampeonato da prova, cavalo de bons recursos, perfeitamente adaptado ao Cristal, Ask Me Not pode repetir o que fez no Protetora do Turfe e conquistar mais um laurel em sua campanha.

Bento Gonçalves 2008 - Starman - Jorge Ricardo.

Seu maior rival é Stockholder (Dancer Man), Haras São José da Serra/Coudelaria Barcelona, pupilo de Dulcino Guignoni, vencedor recente da Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, na Gávea, páreo que serviu de preparação para sua ida à Porto Alegre, e chega ao Bento como uma das principais forças. Grapette Repete (Know Heights), do Haras Doce Vale, vem do Rio onde enfrentava turmas de primeira linha e vai à raia com muitas possibilidades. É esperada uma ótima apresentação do pilotado de Dalto Duarte.

Na oitvava carreira, o Grande Prêmio Presidente da República (L.), em 1.609 metros, areia, Shark Boy (Roi Normand), Haras Anderson/Stud Palurape, surge como o principal nome. Seu retrospecto é excelente, sua forma exuberante e dará bastante trabalho para ser batido. O conduzido de Henderson Fernandes vem de vencer a Milha do GP Paraná. Gold Seal (Public Purse), Luiz Alberto Andrade de Araújo, venceu a preparatória e vai muito leve, aparece como o maior rival do provável favorito. Heath Row (Dodge), Coudelaria Batista/Stud AML, tem categoria para ser o primeiro, e está sendo levado com esperanças.

No nona prova do festival, o GP ABCPCC (L.), em 1.200 metros, na pista de grama, reúne alguns dos principais velocistas do turfe gaúcho. Em uma das disputas mais equilibradas da programação, o forateiro Atlante (Mensageiro Alado), Haras Palmerini/Stud Rota 66, correndo entre os melhores velocistas do Turfe carioca, vai vender caro a derrota. No preparo, Dulcino Guignoni. Caro Bebeto (Notation), Stud Capitão/Marcelo Catunda Parente Filho, mostrou boa readaptação, tenta o bicampeonato da prova e precisa ser respeitado. Tio Colete (Dodge), Haras Anderson/Stud Algretense, já mostrou ser bom velocista, tem treinos animadores e pode ser o primeiro.

Ainda no universo clássico, a carreira de numero 11 marca o confronto das éguas, de 3 anos e mais, no Grande Prêmio Luiz Fernando Cirne Lima, 2.000 metros, grama. Basta à Rubia Street (Honey Street), Haras Igrejinha/Agostin Bascou, produzir o que é capaz e outra não será a vencedora. Sua principal oponente é a 5 anos All Or Nothing (Acteon Man), Agropecuária e Haras Roll/Felipe Wildt do Canto, tem nas suas melhores apresentações a pista de grama, e assim torna-se a principal inimiga. Tentando o bicampeonato da prova, Cointreau (Astor Place), Haras Vale Verde/Haras Monte Athos, está sendo preparada com carinho, e merece atenção dos apostadores.

No que tudo indica, as pistas do programa serão confirmadas (leves) e a largada do Bento está prevista para às 18 horas.

A seguir, comentários e indicações para os páreos comuns da festa gaúcha. Boa sorte!

1º Páreo: Rápido e Certeiro vem fazendo boas corridas, na ultima foi 2º para bom tempo, vai leve, é destaque. Mestre Céu retorna da Gávea sendo levado no dedo, tem animado muito nas matinais, muita chance. Noteiro na estréia foi favoritão e chegou em terceiro não teve bom percurso, pode ir a reabilitação, é inimigo. Jester Quim na última jogaram de pá, e fracassou mas tem ocorrência veterinária, pode chegar no alto do placar. Tamborim é atropelador, pode chegar a tempo no disco. Pé de Vento tem chegado por perto numa dessas pode ser a pule gorda.

2º Páreo: Forte Emergencial e raçudo, correu uma em Pelotas e venceu, se pegar a distância é a força. Fort D’amour estava muito falado na estréia, foi bastante apostado e não teve uma boa partida e não chegou longe, tem chance de ferro. Standart War reapareceu fazendo corrida regular, deve mostrar progressos, se desbancar os mais falados não será surpresa. Sublime Blue tem bom retrospecto, é regular, deve chegar conferindo as primeiras posições. Valemount tem feito boas atuações se descuidarem pode ser o primeiro no espelho. Silver Arrow fica como bombinha.

3º Páreo - Grama: Test Pilot vem da Gávea trazendo cartel para começar levando a melhor, a turma não assusta, é forte candidato. Uragano Danz é muito ligeiro, vai tentar pegar a ponta, se galopar pode não ser alcançado. Puma do Sul tem muito cartaz no treinos, mas em corrida tem deixado a desejar, na ultima sofreu prejuízos, se correr o que sabe pode chegar no alto do placar. Caboclo Pretolin reaparece vindo de Pelotas, algo melhorado, não deve ser desprezado. Princesse Noir quase explodiu na passada vai com peso pluma, merece atenção.

4º Páreo: Negro de Aço é a força do retrospecto na ultima perdeu páreo incrível, é o nome a ser batido. Lord Grey reapareceu fazendo boa corrida, agora com aguerrimento vai ser fogo, é outra força. Orelhinha depois de boas corridas, na anterior não animou, deu uma refrescada e volta na ponta dos cascos, deve ser respeitado. Galo Bueno tem boa arrancada na reta, se o páreo sair brigado, pode bolachar no disco. Bird Winner vem mostrando menos do que sabe, se estiver no seu dia vai tentar decidir na partida, olho vivo.

5º Páreo - Grama: Azul Águila retornou fazendo um corridaço, se repetir tem tudo para ir para a foto da vitória. Halcon Loiro esta muito falado nos bastidores, se correr o esperado vai brigar pela vitória. Vikinco atropelou tarde na ultima, pode chegar a tempo, é a diferença. Lost Soldier é veloz, esta no melhor caminho, pode surpreender. Que Tipo parece irregular, tem patas para levar a melhor. Valmayor sabe mais do que vem apresentando, deve ser olhado com carinho. Del Cris mesmo tendo chegado longe formou a dupla na estréia, agora mais encarreirado pode ser o tiro. Nova Força é de altos e baixos, não deve ser desprezado.

6º Páreo: Mestre Curinga na passada não foi bem, mas antes vinha conferindo, largando junto é o nome a ser batido. Xorus True começou na cancha reta, é muito visto, e os preparativos são animadores, pode decidir na largada. Torrential Kid retorna vindo do Amorim (Cachoeira do Sul) onde andava correndo o fino, se correr aqui o que andava correndo por lá tem tudo para chegar no alto do placar. Copo de Leite é sempre esperado, vai com a descarga do aprendiz, pode ser hoje. Young Peter não vem mostrando muita coisa mas sabe mais pode ser o estouro.

7º Páreo - Grama: Iga Ninja das corridas é a que tem a melhor ficha, surge como principal nome. Jamilah estréia animando os corujas dos treinos e vem sendo preparada com carinho, é rival. Estoy Aqui tem raça de primeira, e nos treinos mostra que leva jeito, pode ir para a foto da vitória. Rigurita na grama acusou progressos, se repetir pode vencer. Nutrida tem boa arrancada nos metros finais, pode chegar a tempo de ser a bombinha. Sucessora sabe mais do que vez apresentando, merece cuidado. Tarde de Sol vem chegando por perto numa dessas pode explodir.

12º Páreo: No Clássico Nestor Cavalcanti de Magalhães, Príncipe dos Mares poderia ter ido no Bento, mas preferiu esta prova, esta bem colocado na enturmação e tem categoria para ser o primeiro. Halekulani esta no último furo. Direct Reason tem boas possibilidades. Good Feeling atropela bastante, se não ficar muito atrás pode ser o primeiro no disco. Boy Cott, vem de derrota ingrata pode desbancar os preferidos. El Athah levou uma corrida ficou no ponto, atenção.

INDICAÇÕES:

1º Páreo: Rápido e Certeiro (1) – Mestre Céu (7) – Noteiro (2).
2º Páreo: Forte Emergencial (1) – Fort D’amour (6) – Standart War (7).
3º Páreo: Test Pilot (7) – Uragano Danz (3) – Puma do Sul (9).
4º Páreo: Negro de Aço (4) – Lord Grey (7) – Orelhinha (10).
5º Páreo: Azul Águila (8) – Halcon Loiro (4) – Vikinco (5).
6º Páreo: Mestre Curinga (6) – Xorus True (5) – Torrential Kid (8).
7º Páreo: Iga Ninja (6) – Jamilah (10) – Estoy Aqui (11).
8º Páreo: Shark Boy (4) – Gold Seal (3) – Heath Row (1).
9º Páreo: Atlante (7) – Caro Bebeto (2) – Tio Colete (6).
10º Páreo: Ask Me Not (9) – Stockholder (4) – Grapette Repete (1).
11º Páreo: Rubia Street (12) – All Or Nothing (7) – Cointreau (5).
12º Páreo: Príncipe dos Mares (9) – Halekulani (10) – Direct Reason (11).

abertura: Rodrigo Pereira
comentários e indicações: Marcelo Santana
transcrito - Raia Leve
fotos - Internet

Um comentário:

  1. Bela matéria,parabéns.
    Bento Gonçalves 1958 - Estensoro - Antonio Ricardo
    .... treinado pelo inesquecível Paulo Rosa (pai de Armando, Claudio e Álvaro).

    Sou neto do Octaviano Rosa e esqueceram dele !!!
    mande seu email para eu te enviar uma foto RARA dos 5 juntos .!!
    Grato Marcio
    mlpguaruja@uol.com.br

    ResponderExcluir