Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 9 de janeiro de 2011

IGREJA MATRIZ DO MATO DE DENTRO


Falta uma irmandade política para restaurar a igreja-matriz de Conceição do Mato

Conceição do Mato Dentro é uma cidade histórica mineira, desmembrada do Serro em 1851.

Tem as características comuns às cidades que se destacaram no barroco mineiro, entre elas a de construir igrejas portentosas e ricamente decoradas.

Mas o século 20 foi perverso com a sua igreja-matriz, sua catedral, que está fechada há anos, à espera de uma atitude dos poderes públicos.

À espera da restauração.

Nos séculos 18 e 19 não eram os poderes públicos os construtores ou mantenedores das caras igrejas; o papel era representado por dinheiro privado, arrecadado por intermédio de irmandades.

O historiador Joaquim Ribeiro Costa informa em seu livro “Conceição do Mato Dentro: Fonte da Saudade” (Belo Horizonte, Editora Itatiaia, 1975), à página 121, que logo no primeiro século de existência da paróquia (o 18) “foram criadas as Irmandades de Nossa Senhora da Conceição, das Almas, do Santíssimo Sacramento, da Ordem Terceira de São Francisco, de Nossa Senhora do Rosário, de Santana e do Bom Jesus de Matozinhos”.

Pertencer a alguma delas e doar grandes quantias produzia status para o irmão em Cristo.

Este tipo de instituição praticamente desapareceu no século 20, e o mesmo autor relata à página 120 que “no início do século, a igreja-matriz mostrava já condições bastante desfavoráveis em sua conservação” (ele nasceu em 1892).

A decadência seguiu pelas décadas seguintes em todas as cidades históricas e a situação só começou a mudar a partir dos anos 1980, quando aumentou a ação – e a verba – de órgãos criados especialmente para recuperar o patrimônio histórico, como o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais).

Mas está faltando uma mobilização maior para iniciar os trabalhos de recuperação da igreja-matriz de Conceição do Mato Dentro.

Talvez porque a cidade atravesse um momento de conturbação política, com cassações de prefeitos e de candidatos, o que provocou uma eleição extemporânea no dia 06 de janeiro de 2011.

Um comentário: