Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Medidas Contrárias a Renovação do Público Turfista


por Kelvin Turrin
p
5ª) Comunicar aos senhores turfistas e profissionais do turfe que no dia 20 do corrente – Grande Prêmio São Paulo Shopping Cidade Jardim 2012, será obrigatório o uso de traje passeio com gravata, em todas as dependências das Arquibancadas Sociais superiores e inferiores (inclusive no saguão de apostas) e no Paddock.
Será que não está na hora de rever esses antigos conceitos e tentar a tão sonhada RENOVAÇÃO não só nas palavras, mas também nas atitudes?
Será que não estão inibindo o público ao se obrigar um “traje” de terno e gravata em pleno domingo?
De uma vez por todas precisamos entender que o “glamour” ficou no passado, infelizmente para a sociedade os Jockeys Clubs são mal vistos e esse quadro deveria ser revertido com todo o empenho possível dos que estão lá para isso…
As pessoas encaram o Jockey como um lugar para viciados inveterados, inacessível e um dos passeios mais caros (!?) da cidade de São Paulo. O clube ainda não se atentou a necessidade de trabalhar a sua imagem para atrair um novo público!
Muitos podem e vão alegar que para as pessoas vestidas com os trajes comuns de um final de semana temos a opção das “Arquibancadas Populares”, isso é uma grande piada por parte de quem não quer enxergar a realidade! A segunda arquibancada não oferece a mínima condição de conforto para o público, em um dos GPs São Paulo (quando o vencedor foi Quick Road) me recusei ao uso de terno e me aventurei a passar essa jornada nas arquibancadas populares, eu e meus amigos temos péssimas lembranças, haja vista as televisões velhas, falta de estrutura para o jogo, até brigas que chegaram nas vias de fato entre colaboradores das cocheiras.
Agora outra pergunta, quem vai ao Jockey numa primeira vez e assisti as corridas da arquibancada popular será que volta? Eu responderia sem dúvidas que não…
Esquecendo um pouco o GP São Paulo e partindo para o dia a dia que é muito mais importante, aqui em Cidade Jardim temos a proibição da entrada nas arquibancadas sociais de pessoas trajando bermudas, bonés, camisetas de clubes e etc…
Muitas são as vezes que vejo pessoas novas indo conhecer o Jockey e por nem imaginarem que esse tipo de regras ainda existam na nossa sociedade, são barradas na porta pelos seguranças (situação vexatória que atenta contra a dignidade da pessoa humana) e para elas restam apenas duas opções, irem para o “chiqueirinho” da Arquibancada Popular ou assistirem as corridas nos restaurantes.
As duas opções dadas não agradam, a arquibancada popular dispensa maiores comentários, lá é ruim em dia de GP São Pauloe em dia comum é horrível, frisa-se que os bancos são velhos e desfiam e estragam a roupa de quem neles sentam, a arquibancada por ser vazia passa uma sensação de abandono no Jockey Club, os banheiros são precários, os televisores sucateados e não existe estrutura para lanches!
Do outro lado temos a opção dos restaurantes, acredito que eles também não são a solução, a pessoa que escolhe vir ao Jockey Club deseja contato próximo com os animais e não ficar assistindo por uma televisão (pouco é a vista das corridas dos restaurantes), além de que tirar essa pessoa da emoção e sensação de estar numa arquibancada assitindo as corridas (o grande diferencial do Turfe), é dar um tiro no próprio pé! As pessoas não se divertem e acabam não pegando gosto pelo Turfe.
As opções de bares em São Paulo são várias e a imensa maioria oferece serviços e produtos melhores que os dos hipódromo, além de que com preços bem mais justos… Para uma pessoa que não é turfista isso vai pesar muito na escolha!
Sempre que vejo as pessoas sendo barradas na Arquibancada Social ou até mesmo quando as vejo “jogadas” lá nas populares é fácil de se notar o descontentamento e a sensação acerca do passeio furado em que se meteram…
Talvez seja esse um dos motivos que fazem os jovens preferirem se meter em shoppings e cinemas super lotados com filas intermináveis ao que passar uma tarde diferente e emocionante no Jockey Club!
Será mesmo que é mais interessante passar a tarde inteira vendo vitrines ou se meter num cinema cheio de ácaros do que assistir as maravilhosas corridas de cavalos? Provavelmente ainda o passeio no Jockey Club saindo mais barato?
É isso que precisa ser trabalhado, as pessoas estão cada vez mais distantes das nossas “queridas e amadas” corridas e parece que não há empenho em reverter essa situação!
O Jockey precisa se adequar para chamar um novo público que já está cansado das reiteradas opções de lazer e não as pessoas descobrirem que existe um Jockey Club, pior ainda adivinharem que para ficar num bom lugar lá é necessário o uso de certo tipo de vestimenta!
Sou jovem, universitário e a maioria das pessoas que convivo não são do Turfe. Sendo assim, posso dizer sem medo de errar que as pessoas desejam sair da rotina e falta opções que não sejam as óbvias (shopping, cinema, parque e etc…).
A última pergunta desse longo texto:
Como pode algo tão belo e extraordinário como as corridas de cavalos não ter público, sendo que as pessoas vivem reclamando da rotina e da falta de opções para o lazer?


transcrito do site http://turfistas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário