Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Nos bastidores do Tarumã

Vôo Livre enfrenta apenas quatro, na busca pela glória – Foi divulgada, pela Comissão de Turfe do Jockey Club do Paraná, a programação da próxima sexta-feira, dia 4 de maio. Nela será disputado o GP Derby Paranaense (Grupo III), em 2.000 metros na areia, prova que marca o desfecho da Tríplice Coroa. Vôo Livre (Northern Afleet/Jamil Name/Haras Santa Maria de Araras) busca consagrar-se e, para tanto, enfrentará apenas quatro competidores.

Alta dotação não atraiu novas inscrições – Dos quatro adversários de Vôo Livre, nenhum é surpresa em relação às etapas anteriores da Tríplice Coroa. Trata-se, praticamente, de um “replay” do lote da segunda etapa. Nem mesmo o prêmio de R$ 22 mil ao proprietário do primeiro colocado conseguiu atrair novas inscrições. Os anotados são: COMANDANTE FAHIM, FLEMINGTON, FULL POKET e AMABILLE, além, claro, de VÔO LIVRE.

Teste para a nova geração “não formou” – Também constava na chamada para esta semana o Clássico ABCPCC (L), destinado aos produtos da geração 2009, mas não houve contingente suficiente para sair o páreo.

Tinindo, Salute passou no teste para o “São Paulo” – Impressionou a facilidade com a qual o argentino Salute venceu o GP Oswaldo Aranha (Grupo III), preparatória para o GP São Paulo (gr.I) de maio. O crioulo e defensor do Haras Santa Maria de Araras, preparado no Tarumã por Luiz Roberto Feltran, não corria desde novembro último. Ele poderá se tornar o primeiro cavalo treinado em Curitiba a conquistar a prova máxima do turfe paulista.

E por falar em GP São Paulo... – Gipsy Bullet (Romarin), que estava inscrito no GP Oswaldo Aranha (Grupo III), na véspera do páreo pisou numa pedra e não foi apresentado. Já recuperado, o defensor de Paulo Rodolfo Fischer volta a ser preparado por Márcio Ferreira Gusso para a disputa do “São Paulo 2012”.

Vanua Levu também deu o seu recado – Outro animal preparado no Tarumã que “carimbou” inscrição para uma prova internacional do meeting do GP São Paulo foi Vanua Levu (Wild Event), também pensionista de Luiz Roberto Feltran e pertencente ao Araras. Ganhadora do GP Presidente Hernani de Azevedo Silva (Grupo II), a boa potranca mostrou sua credencial para o GP OSAF (Grupo I).

Tumulto no trânsito de animais em Cidade Jardim envolve animais treinados no Paraná – Há pouco citamos a clássica Vanua Levu. Pois bem, a potranca (com outros dois pensionistas de Beto Feltran) ficou “retida” em Cidade Jardim, sem ter o retorno a Curitiba autorizado. Por mais que o motivo alegado fosse o resquício de proibições referentes à gripe equina, não havia qualquer regulamentação, ou resolução tornando oficial - e público - o procedimento. O problema, no entanto, não se repetiu na semana seguinte.

Uvaranas voltou com tudo! – No último sábado, o Hipódromo de Uvaranas, em Ponta Grossa, voltou a realizar corridas em seus domínios, após um longo período sem fazê-lo. Cinco páreos foram disputados, contando apenas com a presença de animais treinados no próprio hipódromo, respaldado pela presença maciça de aficionados locais, além de turfistas, proprietários e renomados criadores curitibanos. A reunião logrou notório sucesso, vendendo R$ 35 mil em apostas. Exames antidoping em todos os páreos, pistas de areia e de grama, enfim, o Jockey Club Pontagrossense tem tudo para decolar. Ao Presidente Roberto Cunha Nascimento, demais diretores e ao “inesgotável” Roberval de Melo, os nossos parabéns.

Delmar passa por Curitiba - Esteve na capital paranaense o treinador Delmar Lima Albres, que até pouco tempo se encontrava no turfe canadense. O qualificado profissional (que conquistou, dentre outras provas, o "bi" do GP ABCPCC, com Magnum do Rum, na década de 90) prestigiou o Leilão da Sprinters Cup - Etapa Curitiba.

Ulu Muztag se recupera de forte pneumonia – Ganhador do GP Sprint Sales, em Carazinho/RS, o promissor Ulu Muztag (Blade Prospector) veio ao Paraná competir no GP Guido Irineu Pelanda, 2ª Prova da Tríplice Coroa da Cancha Reta. No entanto, o defensor do Haras Fazenda Capeaty, criado pelo Haras Ponta Porã, foi acometido por uma forte pneumonia, que além de lhe impedir de competir, colocou sua vida em risco. Por sorte, o tratamento da equipe do Haras Siqueira & Mercadante foi eficaz e o badalado “penqueiro” segue em progressiva recuperação.

por Victor Corrêa/www.raialeve.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário