Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ceará se destaca na criação de cavalos

O cenário da criação de animais da veloz raça quarto de milha ganha fôlego e capta cada vez mais investimentos no País. O sucesso deve-se ao cuidadoso trabalho desenvolvido pelos criadores brasileiros, em dotar seus produtos de genética de alta qualidade, possibilitando mercado disputadíssimo, com promoções de leilões de vendas sempre concorridos.

O estado de São Paulo - uma metrópole também na força da equinocultura quarto de milha - possui o maior número de criadores e proprietários. O Ceará no ranking nacional de reprodução de animais da raça destaca-se na segunda posição, onde os amantes da raça emplacam lotes de corredores em campanhas no Jockey Club de Sorocaba/SP, o "templo do quarto de milha" das américas.

Um dos precursores da criação quarto de milha no Ceará e, até no Nordeste, foi o criador Cláudio Rocha, que edificou a moderna Fazenda Haras Claro (CE-020, Caucaia), onde seus belos produtos são consagrados geneticamente. Outros destaques são o Haras Primavera (Canindé), do criador Rafael Leal, Haras New Cruxati, de Artenísio Leite, Haras Iguatu, de Dodó Bezerra, Haras Lagoa Grande, de propriedade de Pedro Uchôa, localizado em Itapiúna, Haras Três R, da família Rios e Haras Integral Mix, de Marquinhos Lima, dentre outros importantes no Ceará.

Calendário

Criadores e proprietários, juntos a uma comissão especial de corridas, tem elaborado vasto calendário a cada temporada, com saldo positivo, a cada final. Este ano, a próxima disputa acontece nos dias 18, 19 e 20 de março: o IV GP Haras Primavera, no prado de Canindé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário