Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA, MARCOS FERREIRA FALA DO VALE DO CUIABÁ



M.Ferreira fala sobre a tragédia no Vale do Cuiabá e faz agradecimentos28/01/2011 - 13h37min
Eluan Turino
M.Ferreira com um de seus animais atingidos pela enxurrada
Durante uma conversa com a redação do Raia Leve, o treinador Marcos Ferreira contou em detalhes como foi a tragédia no Centro de Treinamento, no Vale do Cuiabá.
Foi terrível! Durante a madrugada, fui acordado por funcionários desesperados com o início da enchente. Como ainda era noite, não havia a luminosidade necessária para que enxergássemos a verdadeira devastação que sofreu o CT. Neste período, entre 4 e 6 da manhã, foram as horas mais longas da minha vida, pois ouvia-se um barulho ensurdecedor, da água levando tudo, e o barulho que ecoava entre os vales, quando deslizava alguma encosta e levava contigo centenas de árvores.
Ao amanhecer, o sofrimento só aumentava, pois podia-se ver a real situação. Ao chegar nas primeiras instalações onde haviam 4 boxes, não havia nenhum de pé. Caminhando para as outras instalações a tristeza aumentava ainda mais, pois nos deparamos com cavalos com fraturas expostas, sofrendo, presos à lama. É inexplicável tal sentimento, de só vir em sua cabeça, que todos os seus animais morreram e foram levados pela enxurrada.
Após algumas horas, chegou a defesa civil, que nos deu a seguinte informação: "Na situação que se encontra a área, só chegará ajuda aqui, dentro de 3 meses". Ao receber tal notícia o primeiro pensamento era que todos os animais morreriam.
O caos não parava por aí, pois além das perdas animais, haviam também perdas humanas. Triste ver famílias desesperadas à procura de seus familiares que sumiram em meio a enxurrada. Assim que o rio começou a diminuir o fluxo, haviam em meio aos escombros membros humanos. Parecia que estávamos em uma guerra.
Mas agora, é continuar trabalhando, infelizmente alguns animais irão deixar as pistas, e a perda das famílias das vítimas é irreparável. Seguiremos caminhando, reconstruindo o que ficou pra trás. Gostaria de fazer aqui meus sinceros agradecimentos à todos os doadores e voluntários, que ajudaram não só à mim, mas a todos os treinadores, cavalariços e profissionais que foram atingidos por esta triste tragédia.
Amigos estes que jamais irão ser somente colegas de profissão, e sim irmãos. Quero agradecer as Associações ACPCPSI, ACPCCP e ABCPCC, o Haras Old Friends, Coudelaria Jessica, Stud Alvarenga, Haras Moema, Haras Rio Iguassu, VR Transportes (Rodrigo Nickel), Agência TBS, Eduardo Rocha Azevedo, Marcio Ferreira Gusso & Proprietários, Odenir René Silveira Xavier, Reinaldo Garmatter Neto, Rubens Grahl, Silvio Batista Piotto (Piotto Transportes), Grupo de psicólogos RUNO e aos Criadores de Campinas e São Paulo que também foram extremamente solidários no envio de donativos.
Enfim, agradeço à todos os amigos solidários que nos ajudaram e estão ajudando nesta difícil retomada. Agora é seguir em frente e que Deus abençoe todos.
Marcos Ferreira - Treinador de PSI
Relato feito à redação do Raia Leve.
por Eluan Turino

Um comentário:

  1. EU ENTENDO SUA DOR ,SOU UMA MERA DESCONHECIDA ,MAIS VI A LUTA DE UM DE SEUS CAVALOS ,TEMTANDO SAIR DA CORRENTESA ,DAS AGUAS ,E NÃO PODIAMOS FAZER ,NADA POIS ESTAVAMOS TBN,ILHADOS PELA ,AGUA ,NOS CRITAVAMOS PARA ELE VIR EM NOSSA DIRESÃO,ATE QUE ELE ,CHEGOU PERTO DA MINHA CASA ,AI LOGO DE MANHA VCS O PEGARÃO,ELE ESTA BEM ,ELE VEIO PARAR AQUI PERTO DO MEU PORTÃO PERTO DO GALPÃO DA CAIAFFA,AMO CAVALOS .

    ResponderExcluir