Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 13 de novembro de 2010

CAVALGADA FEMININA DE GUAIBA


A Cavalgada Feminina de Guaíba Tia Nina terá sua segunda edição de 12 a 15 de novembro. A organização é da Associação Cultural Cavalgada Chama Crioula (ACCCC), com o apoio da Secretaria de Desporto e Turismo de Tapes. As mulheres que participarem só poderão andar a cavalo e se desejarem levar acompanhantes, estes devem ir de carro.


As atividades serão iniciadas às 11h do dia 12 em Tapes, horário em que chegarão os caminhões com os cavalos. Às 18h, um ônibus vindo de Guaíba desembarca as cerca de 60 cavalarianas e seus acompanhantes. A saída de Tapes está marcada para as 8h do dia 13, a partir do Espaço da Arte Gaúcha, rumo à localidade de Araçá, onde acamparão na fazenda da Senhora Anair. Às 8h do dia 14, a trupe sairá de Araçá para cavalgar até Barra do Ribeiro, e o grupo será hospedado pelo CTG Pialo da Tradição. No dia 15, o destino é Guaíba, onde será encerrada a cavalgada na sede da Associação Cultural Cavalgada Chama Crioula (Rua Dona Lúcia, 505).


Um dos coordenadores do evento, Zelomar Barbosa, conta que a ideia partiu da tradicional cavalgada que a ACCCC realiza há 24 anos. “Havia a participação de uma senhora que era um marco para nós, a Francisca Antônia da Cunha, ou Tia Nina. Ela já havia feito mais de 10 mil km nas mais 40 cavalgadas que participou. Acabou sendo condecorada como cavaleira riograndense após seu óbito, em 2008”, diz. Quando faleceu, o grupo decidiu realizar seu maior sonho. “Ela tinha uma imensa vontade de fazer uma cavalgada só de mulheres. Então, acabamos concretizando e colocando o seu apelido na cavalgada, em homenagem”, afirma.


Serviços como fazer comida, encilhar os animais, arrumar os acampamentos, tratar dos animais e até mesmo lavar pratos ficam a encargo dos maridos e homens que acompanharem as cavalarianas, ficando a elas apenas a função de cavalgar. “É uma forma de relembrar a importância da mulher no contexto farroupilha, com nomes como o de Anita Garibaldi e o da própria Tia Nina”, salienta Zelomar. Além dele, participam da coordenação da atividade Nilson Cunha, Edilene Barbosa, Márcia Cunha e Elisandra Lopes. Para mais informações, contate o e-mail de Zelomar: mzbarbosa@cmpcrs.com.br.

Um comentário:

  1. gostaria de saber se ainda é o mesmo contato que deixou na postagem para maiores informações

    ResponderExcluir