Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MUSTANG, CAVALOs MUSTANG


O Mustang vem de origem Europeia: Os cavalos Mustang descendem dos cavalos Espanhóis levados à América pelos conquistadores. Esta é a última espécie de cavalos selvagens do continente Americano. Por isso, estes cavalos estão protegidos pela lei de 1971. Maltratar ou matar um Mustang constitui uma infracção federal nos EUA.Os índios que viviam nos continente Americano antes da chegada dos Europeus, não conheciam o cavalo e primeiro ainda tiveram medo deles, mas depois compreenderam que eles podiam ser um elemento decisivo, para caçar ou para a guerra.Os Mustang vivem em manadas de catorze, por vezes mais. Cada manada consiste em éguas e potros, assim como jovens machos com menos de dois anos. Apenas um cavalo dirige o grupo. Este é o que manda.Ele fica sempre de vigia, para que não haja predadores que ataquem os potros (coiotes, pumas, etc), protegendo assim a manada. Esta é uma forma de segurança eficaz, com que faz com que ele mantenha sempre o domínio.Cavalo rápido e forte, o Mustang é capaz de sobreviver em regiões áridas e montanhosas, onde se alimenta apenas com plantas com textura áspera. É um animal que bebe pouco e que se dá bem com tempos quentes e secos como muito frio.O nome Mustang vem de uma antiga palavra espanhola que significava “sem dono” ou “vagabundo”.Obama acelera perseguição contra cavalos selvagens norte-americanos.Eles podem ser um símbolo nacional, mas isso não impede que a administração Obama incremente a guerra começada por Bush contra os cavalos selvagens dos Estados Unidos.Segundo a ONG de defesa animal de São Francisco, In Defense of Animals (IDA), o departamento americano de manejamento de terras rurais (BLM) pretende remover 500 dos 645 cavalos que atualmente vivem em uma região no leste do estado de Nevada, conhecida como Eagle Herd Management Area. O governo quer deixar apenas 100 cavalos na região, apesar de a área ser 125.000 hectares maior do que outra região chamada Calico, onde entre 500 e 900 cavalos poderão permanecer.Segundo a IDA, o plano reduz o número de cavalos a um número perigosamente baixo, que pode ameaçar a viabilidade da manada. Alguns ativistas especializados na causa dos cavalos acusam o governo de querer erradicar os animais das terras públicas do país.A ONG diz ainda que a administração de Obama está dando continuidade à política iniciada por Bush de almejar os cavalos selvagens para servir aos interesses da indústria de exploração dos bovinos. Esses cavalos serão enviados para unidades de confinamento, onde eles se juntarão a 35.000 cavalos já empilhados.Mais uma vez, os animais que vivem livre têm seus habitats roubados pelos interesses do chamado agronegócio, onde outros animais serão explorados até a morte, assim perpetuando um círculo vicioso de destruição e escravização.http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-107/mustangues-cavalos-selvagens-477314.shtml?page=1
Foto publicada às 21:39

Um comentário:

  1. Sou Apaixonado por Cavalos - pra mim são os animais mais bonitos, sou fascinado por sua impetuosidade,força e coragem além da elegância no cavalgar e, na minha opinião são uma jóia do reino animal.
    Gosto dos cavalos árabes, por parecerem ter um sexto sentido - eles gostam da companhia de seres humanos, gostam de ser tocados e abraçados, é comum ve-lo relinchar de alegria em retribuição a um sorriso, um abraço ou um petisco (uma cenoura ou um tablete de açúcar).
    Os meus favoritos são os Mustang's por terem esse espírito de indomáveis e selvagens. Infelismente o vínculo que humanos criam com cavalos foi explorado para fins cruéis em guerras nas quais centenas de cavaos morreram; mas, sob o Reino de Deus (o mesmo Reino que pedimos na oração do Pai nosso), os cavalos serão usados apenas para fins honrrosos, tudo para o louvor de seu Criado JEOVÁ DEUS.

    ResponderExcluir