Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CAVALOS CRIAÇÃO, INSTALAÇÕES

INSTALAÇÕES
Quando se trabalha com cavalos, para se obter o melhor resultado por um longo prazo, devemos seguir os dois conselhos destacados acima. Para respeitar a natureza do cavalo, buscando sempre o equilíbrio físico e mental, para obtermos algum tipo de resultado seja na criação, no esporte ou no lazer, devemos oferecer condições de vida, alimentares e manejo adequados.
Por sua natureza, o cavalo precisa de liberdade, e a melhor forma de criar ou mantê-lo, é em piquetes ou pastagens; mas isto nem sempre é possível, principalmente nos grandes centros, onde o mantemos em baias, que devem ser adequadas, como veremos mais adiante.
BAIAS
Como queremos ter o cavalo sempre próximo de nós, muitas vezes se torna impossível mantê-lo em piquetes e pastagens, então utilizamo-nos de baias para abrigar o animal. É claro que, ao utilizarmos estas instalações para abrigar a um animal que ama a liberdade, devemos procurar soltá-lo em um piquete algumas horas por dia. Aqui, mais ainda, alguns cuidados são importantes de se tomar para tornar a vida do cavalo o mais confortável possível. Devemos ter cuidados com o tamanho da baia, que deve ter no mínimo 3 x 4 m, sendo ideal 4 x 4. Baias com tamanhos inferiores a 3 x 4, trarão um desconforto muito grande para o animal, o que o levará a um estado de stress que pode comprometer a qualidade de vida e a performance esportiva.
Esta baia deve ser bem ventilada, não exposta a calores excessivos nem a frios intensos ou correntes de ar desagradáveis. Devemos evitar utilizar telhas de fibro-amianto, exceto se a ventilação for excepcional e o calor não for problema.
O cavalo é um animal muito sociável; ele não gosta de ficar isolado. Para amenizar este problema quando o confinamos a uma baia, devemos fazer com que tenha contato visual com outros cavalos, através de janelas com grades entre as baias e deixando a parte superior das portas das baias sempre abertas (ao menos durante o dia).
Tipos de Baias
1. Alvenaria: É considerado o melhor tipo de baia para cavalos. Mas este tipo de baia se não tiver tamanho e ventilação adequados e contato visual com outros animais, pode ser inadequado ao animal.
2. Galpão: É uma forma mais econômica de se fazer uma baia. Constrói-se um galpão, de madeira ou estrutura metálica, coberta, com paredes laterais (de alvenaria ou madeira). As divisões das baias podem ser de alvenaria, madeira ou mesmo com barras de ferro, apenas para dividir o espaço entre os animais. São bem ventiladas e com ótimo contato visual entre animais.
3. Madeira: É um tipo de baia bastante rústica, mas barata e que pode ser muito bem utilizada desde que respeitadas as condições básicas de conforto. Pode ser de tábuas, réguas ou mesmo de costaneiras de eucaliptos. Exige uma manutenção maior, pois o cavalo muita vezes fica roendo as tábuas.
4. Individuais: São baias para apenas um cavalo. São utilizadas somente para alimentar os animais. Muito importante em propriedades com muitos cavalos, o que facilita o manejo, pois se pode alimentar muitos animais de uma vez. Deve ter um tamanho adequado para o porte do animal a que se deseja alimentar.
5. Baias Ruins: Devemos atentar para o conforto do animal nas baias, e não deixá-los em qualquer cobertura para que não tenhamos problemas de manejo e saúde com o animal.
COCHO PARA ALIMENTAÇÃO
Pode ser de alvenaria, fibra ou madeira. Deve estar a uma altura baixa para facilitar o cavalo de se alimentar (lembre-se que o cavalo pasteja no chão, então ele não deve levantar a cabeça para comer, mas sim abaixar), não deve ter cantos para facilitar a limpeza e não acumular alimento. Lembre-se sempre que ao oferecer uma nova refeição (ração ou capim picado) para o cavalo, devemos retirar todo o vestígio de alimento que porventura possa ter no cocho.
LOCAL PARA FENO
Pode ser uma manjedoura (ferro ou madeira), rede, ou mesmo no chão. O importante é que seja a uma baixa altura, assim como no cocho para ração ou capim. Podemos também utilizar uma manjedoura (ferro ou madeira) para oferecer feno em um piquete com capim insuficiente para alimentar os animais.
BEBEDOURO
Sempre dentro de uma baia deve ter água disponível para o cavalo. Pode ser de alvenaria, fibra, um balde plástico ou mesmo uma banheira antiga. Pode ser bebedouro automático, com bóia, manual, onde devemos sempre estar atentos para que não falte água para o cavalo, pois suas necessidades são muito elevadas, entre 25 até 70 litros por dia, no caso de éguas prenhes ou cavalos em trabalho muito intenso. Devemos limpar periodicamente, pelo menos duas vezes por semana, para que a água esteja sempre limpa.
COCHO PARA SAL MINERAL
Um pequeno cocho, de fibra, alvenaria ou madeira, deve ser colocado na baia para que se possa deixar disponível, o dia todo, sal mineral de boa qualidade, específico para eqüinos (as necessidades de minerais são diferentes entre bovinos e eqüinos; além disso, muitos minerais para bovinos possuem promotores de crescimento que são altamente tóxicos para os cavalos).
CAMA
Item muito importante para dar maior conforto para o animal. A cama deve ser limpa diariamente, retirando-se as fezes e a parte da cama úmida pela urina, substituindo-a totalmente sempre que necessário (ao menos a cada 15 dias).
Há vários tipos de cama:1. Maravalha: São raspas de madeira, muito utilizadas para os cavalos. Absorvem muito bem a urina sendo de fácil manejo quanto à limpeza. Nem sempre é possível encontrar maravalha à vontade, mas é uma das melhores camas para cavalo. Uma alternativa pode ser a aquisição de maravalha em fardo, o que facilita o armazenamento do produto, mas não é de fácil aquisição.
2. Pó de Serra: É o resíduo da moagem da madeira. Pode ser uma boa alternativa. Cuidados apenas com Cavalos sensíveis ao pó, para não causar alergias .
3. Feno: É muito comum a utilização de feno de gramíneas, que não está apto à alimentação, como cama para as baias. Normalmente são fenos que se molharam, o que provoca o aparecimento de fungos. Devemos sempre abrir estes fardos de feno ao sol, para diminuir o risco de alergias nos animais.
4. Capim: Algumas propriedade utilizam capim cortado em beira de estrada como cama. Não há um inconveniente muito grande neste tipo de cama, e ela ainda pode servir como alimento para o animal.
5. Palha de Arroz: Muito utilizado como cama. Possui o grande inconveniente de alguns cavalos comerem, o que pode trazer distúrbios digestivos como cólicas.
6. Bagaço de Cana: Muito boa, desde que seja bem seca, hidrolisada, pois se o cavalo ingerir também pode causar cólica. Está restrita a algumas regiões produtoras de cana de açúcar.
7. Areia: Muito utilizada em algumas regiões. Deve ser feita com uma excelente drenagem pois, caso contrário, ficará muito úmida, causando desconforto ao animal.
8. Borracha: É um tipo moderno de cama. São placas de borracha antiderrapante. Traz um inconveniente, pois não absorve a urina, deixando um cheiro desagradável de uréia no ambiente. Para se utilizar este tipo de cama devemos lavar diariamente a baia.
DEPÓSITOS
É de fundamental importância para o bem estar e saúde do cavalo ter na propriedade local adequado para armazenar os alimentos e acessórios do cavalo.

Depósito de Feno
Deve ser em local de fácil acesso, bem ventilado, protegido do sol direto e da chuva. Pode-se otimizar as instalações fazendo-se um mezanino acima das baias para se armazenar o feno. Se for um depósito ao nível do chão, devemos armazená-lo em cima de estrados, ao menos a 20 cm do solo. Lembre-se que o feno, bem armazenado, pode durar 06 meses, com muito pouca perda de suas qualidade nutritivas.

Depósito de Ração
Deve ser um local ventilado, com estrados a 20 cm do solo, onde a ração deve ser empilhada ao menos a 10 cm das paredes, protegido do sol direto e da chuva.

Quarto de Acessórios
Os acessórios dos cavalos (selas, arreios, mantas e cabeçadas) devem ser bem armazenados para que não sejam deformados, estejam sempre limpos para não machucar o animal no momento de sua utilização e prejudicar o desempenho.

Farmácia
Uma farmácia, com um mínimo de medicamentos para os primeiros socorros, deve estar sempre disponível, mas sem exageros. O ideal é conversar com um Médico Veterinário para saber quais são estes medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário