Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 25 de dezembro de 2010

JOCKEY CLUB DE CAMPOS, ARTHUR CARDOSO FILHO


ARTHUR CARDOSO FILHO, foi um descendente direto, um herdeiro espiritual daqueles campistas do século passado, quando Campos, esbanjava potencialidade na VELHA PROVINCIA, e no IMPÉIRIO. Sucessor em linha direta daqueles barões da fidalguia rural, homens orgulhosos, muito convictos de sua independência diante dos governos. Homens que nada pediam aos mesmos governos: eles mesmos faziam. Estradas de ferro, canais, teatros, iluminação a gás, iluminação elétrica, hipódromos. O primeiro deste foi inaugurado em 1874 na localidade de SÃO GONÇALO, aproveitando a Estrada de Ferro São Sebastião, inaugurada em 1872, 19 anos apenas depois de que o Barão de Mauá fez correr o primeiro “caminho de ferro” no Brasil, ligando a atual Praça Mauá à raiz da Serra.

O Hipódromo Lineu de Paula Machado é a expressão em concreto de idealismo da personalidade de Arthur Cardoso Filho. Obra que não teve nada de governo, nem um centavo, reatando a linha antiga dos velhos barões, dos campistas do século retrasado.

Inaugurado em 20 de outubro de 1957, com uma área de 1.410 metros de pista dupla de areia, a externa com 20 metros de largura e 400 metros de excelente reta de chegada. Possuindo tribunas sociais, profissionais e populares, pavilhão de chegada, photochart, alojamento para parelheiros, residências para treinadores, instalação para banho, duchas, treinamentos dos animais e 400 baias. Contendo também o serviço de veterinária e repressão ao “dopping”.

O Jockey Club de Campos gerava 40 empregos diretos e 200 indiretos. Montando em Campos, há cerca de 80 profissionais, entre jóqueis matriculados em Campos e no Rio (os quais vem montar neste Hipódromo) e redeadores, havia também 22 treinadores.


O 1º Presidente do Jockey Club de Campos o Sr. Arthur Cardoso Filho atuou na gestão de 1957 a 1963. Seus sucessores foram:



João Batista Viana Barroso
1963 – 1966

Nilo Pessanha Araújo de Siqueira
1966 – 1973

Amaro Pessanha Gimenes
1973 – 1983

Eduardo Ribeiro Saldanha
1983 – 1991

Luiz César Gama
1991 – 1993

Eduardo Ribeiro Saldanha
1993 – 2003

Orlando Rocha
2003 – 2010

Octávio José Ferreira da Silva (ATUAL)
2010 -





Jockey Club de Campos

4 comentários:

  1. ola sou F.Silva Fº montei no jockey clube de campos no ano de 1995 obtendo ai 21 vitorias e 2 vitorias no jockey clube gavea no rio de janeiro mas infelizmente no dia 23 de maio de 1995 no 3º pareo eu estava montando um cavalo com o nome de Bitleng se eu me lembro bem meu cavalo no bico da curva foi encaixotado pelos cavalos que estavam sendo coduzidos por M.Dias e J.M.Oliveira, meu cavalo acabou caindo e teve que ser sacrificado e eu fiquei paraplegico apesar de tudo eu gosto muito de campos e da turma que gosta do turfe eu gostaria de saber se alguem consequiria a filmagem do meu acidente se alguem consequi pode entrar em contato comigo pelo e-mail fabsf13@yahoo.com.br abraços a todos os campistas fuiiiii

    ResponderExcluir
  2. f.silva.fº eu me lembro da sua queda fiquei muito triste,me lembro ainda que eu galopava esse cavalo,não sei se vc se lembra mas o pessoal me chamava de papel galopava os cavalos do falecido gr pessanha nunca mais tive noticias suas espero que vc esteja bem

    ResponderExcluir
  3. Usferreira ganhei muitas corridas nesse hipódromo

    ResponderExcluir
  4. Usferreira ganhei muitas corridas nesse hipódromo

    ResponderExcluir