Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TURFE PAULISTA REPERCURTE NA MÍDIA


Ainda sob o impacto do final de semana do GP Derby Paulista United Arab Emirates e do show internacional do cantor Eminem no peão do prado de Cidade Jardim, o turfe paulista contabiliza o sucesso de sua grande festa através da repercussão na imprensa e apoio de muitos sócios e freqüentadores, já que há pouco mais de duas semanas o Jockey Club de São Paulo inaugurou o tão aguardado Centro Esportivo, composto por um complexo aquático, quadras de futebol, de tênis e outras melhorias.
Na mídia, somente as reportagens exibidas pelo jornalismo da Rede Globo somaram mais de 40 minutos na semana que antecedeu ao Derby e ao show de Eminem, sempre mostrando imagens do peão do prado, da montagem do evento e dos treinamentos dos cavalos, que foram totalmente preservados em seus horários e no seu especial aspecto de segurança para cavalos e profissionais. O Canal Rural, que é o maior do setor agropecuário do País, fez uma extensa cobertura para o programa Agrotikos, de Constantino Grego, cuja primeira edição foi exibida no último final de semana e que terá continuidade esta semana. O Diário de S. Paulo, que por muitos anos cobriu o turfe como Diário Popular, deu uma excelente cobertura ao Derby, seguindo os passos do campeão Xin Xu Lin durante seu treinamento semanas antes da prova. Localmente, a TV Jockey preparou uma edição de 1h15min, sob a nossa condução e também do jornalista Marco Damiani, registrando tudo o que aconteceu na apresentação de sexta do cantor norte-americano e no Derby de sábado. E o Jornal do Turfe também registrou tudo, com textos, comentários e muitas fotos.
Na última semana, entretanto, uma movimentação do Sindicato dos Treinadores aconteceu em São Paulo ainda como reflexo daquele episódio da polêmica mudança da pista no dia 30 de outubro. Uma manifestação legítima dos profissionais, na medida em que têm eles total autonomia para decidir os destinos da categoria. Após acaloradas discussões em que ficou patente a falta de sintonia geral sobre qual a melhor forma de protestar junto à Comissão de Turfe, decidiu-se pela formalização das inscrições para as corridas que acontecerão neste final de semana, encerrando-se assim a turbulência que, no velho e discutível formato de greve, pouco ou nada de positivo acrescentaria aos destinos dos treinadores, mas traria sim enormes prejuízos ao turfe paulista.
É na instauração desse cenário de anarquia que apostavam setores não diretamente ligados ao trabalho dos treinadores, interessados em politizar uma demanda sindical, e como sempre apoiados na imprensa marrom, irritadíssima com tantas realizações que o Jockey Club de São Paulo concretizou nas últimas semanas. E como tais realizações não param, os pseudo-jornalistas ainda terão que amargar mais uma etapa do Páreo da Sorte nesta segunda, iniciativa conjunta do JCSP-SBT que premia os apostadores com R$ 100.000,00 e que também leva o turfe paulista à TV aberta sem custos de inserção publicitária.



por Marcos Rizzon

Nenhum comentário:

Postar um comentário