Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 28 de agosto de 2010

CAVALOS - ALIMENTAÇÃO


Biscoitos Concentrados
São um alimento bastante composto e completa para cumprir as necessidades básicas numa dieta equilibrada do animal. São fáceis de dar, normalmente junto com o feno e as cenouras. Devemos ter em conta a actividade realizada pelo cavalo para eleger o concentrado adequado. Não é o mesmo para um cavalo para montar, para um de corrida ou para um pónei.

Feno
Há dois tipos de feno, dependendo do momento da colheita. O primeiro, a finais da Primavera, tem um valor nutricional maior do que o da segunda colheita, que realiza-se normalmente em Agosto. Deve deixar-se secar durante seis semanas. O cavalo pode comer todo o feno que desejar, o que evita que ele se aborreça, mas o feno tem que ser sempre de boa qualidade. Se o cavalo sofrer de problemas respiratórios, então aconselha-se a humedecer o feno antes da sua ingestão.



Erva
As ervas contêm os minerais necessários para a sua dieta. O cavalo utiliza os seus lábios flexíveis para escolher a erva que mais gosta. Os cavalos que alimentam-se apenas de erva costumam ter a barriga mais volumosa, por isso este tipo de alimentação não é aconselhado a quem pretender correr com o seu cavalo.

Aveia
Aveia é um alimento muito nutritivo e fácil de ingerir, especialmente se juntar-se com o feno. Contribuir para manter o cavalo em boa forma e com energia, o que é recomendados para cavalos que têm de ter um bom rendimento durante grandes períodos de tempo.

Cenouras
São uma fonte de Vitamina A, assim ricas em caroteno. Utilizam-se normalmente para completar a dieta diária dos cavalos.

Forragem
Têm pouco valor nutricional, como as cenouras, mas servem para completar a sua dieta e o animal gosta. Para cavalos magros, recomenda-se a forragem seca, porque é rica em calorias. A polpa seca primeiro tem que estar de molho para evitar cólicas e deve consumir-se nas 24 horas seguintes para que não fermente.

Doces
Os doces, como em quase todos os animais, não são bons, mas quem é que não gosta de um doce? Eles gostam especialmente de torrões de açúcar e de pastilhas de menta, mas é preferível que estes elementos não encontrem-se na dieta. Também existe biscoitos para cavalo com sabor a cenoura ou a maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário