Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 10 de agosto de 2010

HISTÓRIA DO TURFE - RIO DE JANEIRO


Prado Fluminense: ali nascia o turfe carioca

O terreno do Prado Fluminense era localizado num terreno alagadiço, entre São Francisco Xavier e Benfica, onde ali se instalou o Club de Corridas. Sua reunião inaugural deu-se no dia 1º de novembro de 1850. Funcionou por cerca de três anos, em meio a muitas dificuldades.

Reformado por Major Suckow, um dos maiores ícones do turfe no Rio, o Prado reabriu em 1854 como Jockey Club Fluminense, a segunda entidade no Rio, mas não teve o sucesso esperado. Somente no dia 16 de julho de 1868, nascia o Jockey Club.

Nesta época, no final do século XIX, o turfe vivia um momento único. O Rio chegou-se a ter cinco hipódromos funcionando simultaneamente na cidade, tais como: ‘Club de Corridas Vila-Isabel’ (1880); ‘Prado Guarany’ (1884), localizado na Praia Formosa; ‘Hippódromo Nacional’ (1889), com sede na ‘Chácara da Cruz’, onde hoje é a sede do América FC; ‘Turf Club’ (1890-1900), na Mangueira; e o ‘Derby Club’, inaugurado em 1885 no terreno onde hoje está o Maracanã.

Em 1919, a diretoria do Jockey Club começou a estudar a hipótese de construir um novo hipódromo para substituir o terreno do Prado Fluminense. A opção foi um terreno pantanoso, em frente ao Jardim Botânico, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, que vinha sendo aterrado com resíduos do desmonte do Morro do Castelo, no centro da cidade, onde hoje se instala o Hipódromo da Gávea, com obras concluídas em 1926. Como moeda de troca com a prefeitura, o terreno do Prado Fluminense, numa permuta proposta por Linneo de Paula Machado, então embaixador do turfe brasileiro.

O Jockey Club Fluminense, por fim, realizou a última corrida em junho de 1926, quase um mês antes da inauguração do Hipódromo da Gávea. Em 1932, o Derby Club fez a fusão com o Jockey Club, resultou na nova entidade: o Jockey Club Brasileiro, hoje o principal clube de corridas do País.

Do Prado Fluminense ao Hipódromo da Gávea. Duque de Caxias teve importante participação na introdução do turfe, sobretudo no Rio de Janeiro. Caxias preencheu um capítulo nessa interessante e rica memória do turfe carioca. Salve!

por Rafael Cavalcanti - Fotos: JCB – 130 anos – Um século e meio de turfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário