SINOVITE VILONODULAR
A sinovite vilonodular dos equinos é uma formação nodular, ou seja, uma massa de tecido conjuntivo fibroso que aparece principalmente no boleto. Composto de poucas células inflamatórias e com origem em uma prega de tecido da cápsula articular junto a membrana sinovial, esta doença é semelhante a sinovite vilosa pigmentada humana, só que sem a pigmentação da massa, que é característica desta patologia.
Com início normalmente relacionado a traumas crônicos e constantes, está associado a nódulos, lesões na cartilagem (estrutura que reveste nossas articulações e confere baixo atrito entre as superfícies) e lesões no osso cortical logo abaixo da cartilagem da região acometida.
Além das lesões internas descritas acima, o animal apresenta limitação do movimento de flexão, bem como deformidade articular pela presença do nódulo, dor, efusão articular, claudicação leve a moderada e tem seu desempenho no esporte comprometido.
O tratamento consiste na retirada cirúrgica deste nódulo e o controle do processo inflamatório com infiltrações intra articulares e antiinflamatórios sistêmicos.
Grande parte dos animais acometidos por esta doença após o tratamento tem o retorno ao esporte em bons níveis de aproveitamento, sendo recomendada a cirurgia.
O médico veterinário deverá ser consultado para avaliar os exames clínicos, radiográficos e ultra sonográficos e assim determinar a melhor forma de tratamento e o quanto da articulação foi acometida e comprometida.
Consulte sempre o médico veterinário e inicie o tratamento o mais rápido possível.
Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário