Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 2 de outubro de 2010

POTROS EM CRESCIMENTO - PARTE 1


Potros em crescimento

As melhores pastagens para cavalos em crescimento é uma mistura de leguminosas e capim.


É primavera, e o aguardado potrinho do ano passado agora é um desenvolvido sobreano. Já não depende de sua mãe para a maioria de suas necessidades nutricionais. Já se vale por si só.

"É um dos períodos de crescimento mais rápidos dos cavalos" fala Sarah Ralston, VMD, PhD, uma professora especializada em nutrição equina na Rutgers University.

"Êles não crescem tão rápido como quando foram desmamados ou potrinhos, porém continuam aumentando significativamente em pêso e em altura. Como tudo o que cresce rapidamente, sem que se administre nutrientes adequados, existe um grande perigo de que não se desenvolvam corretamente".

Para os 12 meses de idade, o cavalo Quarto de Milha, em média, terá atingido 90% de seu tamanho e 66% de seu pêso adulto. Sem dúvida, os sobreanos não são cavalos adultos e não devem ser alimentados como se o fôssem.

"A diferença entre um sobreano e um cavalo adulto é simples :- os sobreanos continuam crescendo" falou Pete Gibbs PhD especializado em cavalos da Texas A&M Extension."

Em comparação com cavalos adultos, êles necessitam de quantidade apropriadas de proteínas específicas e minerais".

O mais importante na dieta do sobreano é a matéria prima para a formação de seus ossos- proteínas, cálcio, fósforo e minerais (necessários em maior ou menor proporção porém imprescidíveis para o organismo).

Porém nem todos os sobreanos são iguais.Os jovens que se encontram em preparação ou em treinamento têm diferentes necessidades nutricionais em comparação com àqueles que estão pastando em liberdade.

" Os cavalos de sobreano podem obter a maioria de suas necessidades nutricionais para um crescimento moderado nas forragens sempre e quando estiverem pastando diariamente por 15 horas ou mais em uma boa pastagem ou se oferece feno de boa qualidade" disse Gibbs.

"Sem dúvida, os sobreanos com pouco condicionamento físico ou com pouco exercício necessitam de uma combinação de fibra e concentrado, independente do seu crescimento rápido ou moderado.

E se queremos ter um crescimento rápido com alta qualidade, é necessário que o alimento concentrado seja balanceado com todos esses fatores a serem considerados, é compreensível o porquê da confusão quando se procura estabelecer um programa adequado de alimentação para os sobreanos. Para auxiliar a resolver esta questão, Ralston e Gibbs dão seus conselhos.
Forragem


A alimentação de sobreanos com feno disponível a toda hora funciona bem, e deve
ser da mais alta qualidade e conter uma mistura meio a meio de leguminosa e capim.

A forragem é a peça principal na dieta de um sobreano, que deve ser alimentado da melhor maneira possível.
"Coloque seu dinheiro no feno", disse Ralston."Se tem um feno de boa qualidade, significa que 14 a 16% de proteína com um bom balanço mineral, não será necessário suplementação"

A melhor forragem são as leguminosas ou uma mistura de leguminosas e feno em partes iguais.

" Não há dúvida que as leguminosas, como a alfafa parecem dar aos jovens mais disposição uma pelagem melhor e isto é fácil explicar pela diferente composição entre os nutrientes comparados aos pastos de feno", disse Gibbs.

"Pesquisas realizadas aqui na Texas A&M University comnpararam a digestão de diferentes qualidades e tipos de feno, e em resumo o feno de alfafa de boa qualidade é mais digerível que o pasto de feno de média qualidade".

Um bom feno de alfafa tem, em média 12Mcal de energia digerível por libra de pêso, não obstante o feno de Timothy tem somente 0,6 Mcal de energia digerível por libra. Também o feno cortado em suas fases mais jovens é o melhor para se alimentar devido ao seu alto teor energético e proteíco, somando-se a baixa quantidade de lignina , que não é digerível.

"Se o feno é adequado, pode-se obter um crescimento com um mínimo concentrado", conta Ralston.

"Porém o ponto fundamental, se um sobreano está sendo alimentado com feno, é que êle necessitará de uma maior concentração de proteína e cálcio em sua dieta, isto porque o pasto tem concentração menor de proteína e cálcio".
Ralston e Gibbs enfatizam que o melhor é analisar o feno para se saber sua composição nutricional.

"Invista seu dinheiro em análises para que se conheça o que está se obtendo, especialmente antes de agregar suplimentos à dieta dos sobreanos"disse Ralston

Porém nem sempre é fácil alimentar com feno de alta qualidade de maneira constante.
"Se um haras se prepara para alimentar bem todos os seus cavalos jovens com feno de boa qualidade, durante todo o ano, funciona muito bem" disse Gibbs.

"Porém quando o haras tem que mudar o tipo de feno várias vezes ao ano, pode haver uma alteração drástica nos nutrientes que como reação, altera a taxa de crescimento dos sobreanos".

Uma opção para manter uma consistência nutricional, é alimentar com partes de feno ou alimento completo.

"Sempre e quando for um fardo a base de alfafa , estará bem", disse Ralston."Fardos que tenham uma mistura de Thimoty/alfafa funcionam e podem ter o alimento disponível a toda hora ao animal, porém os fardos somente de alfafa devem ser administrados em porçoes controladas para evitar um aumento de pêso.

"Também ao fato dos cavalos poderem comer rapidamente, e passarão a ter longos períodos sem ter o que mastigar e assim adquirirem comportamento de " térmitas", comendo madeira que encontram em seu habitat, para compensar a falta do tempo de mastigação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário