Jeane Alves
domingo, 17 de abril de 2011
Zélia Gonzaga, a primeira dama do turfe
Zélia Gonzaga, a primeira dama do turfe
Neste domingo, o Hipódromo da Gávea estará em festa. É o Derby Day. E nada melhor do que esta data para homenagear a primeira dama do turfe Zélia Gonzaga Peixoto de Castro, com um GP em seu nome. Dona Zélia foi mulher do inesquecível Antonio Joaquim Peixoto de Castro Júnior, titular da Coudelaria Celeste, que desde os tempos do Jockey Club, mantinha a farda nas cores azul com estrela e boné brancos.
Fundadora, em 1933, do Haras Mondesir, em Lorena, São Paulo, a família Peixoto de Castro foi um dos maiores criadores e vitoriosos proprietários da época, e que até hoje possui o turfe correndo nas veias de seus herdeiros. Dentre a enorme constelação, era de propriedade da tradicional família os tríplices coroados: Talvez! (1941), Quiproquó (1953) e Timão (1956), dentre tantos outros importantes nomes, sendo estes dois últimos defensores da farda de Dona Zélia (branca com estrela e boné azuis).
Em 1978 foi fundando o Centro de Treinamento Vale da Estrelas, mais conhecido como Fazenda Mondesir. Ele está localizado no distrito de Pedro do Rio, região serrana do Rio de Janeiro.
por Danielle Franca - Foto: Arquivo JCB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário