A nota do dia 29 de novembro de 1873 do hoje extinto jornal Dezenove de Dezembro já apontava o nascimento do nosso Jockey Club do Paraná . Adivinha se o Curitibairros vai falar sobre o assunto?
A Faísca InicialFoi um cidadão chamado Luiz Jácome de Abreu e Souza, um gaúcho domador de cavalos que sempre apresentava os seus animais em praça pública, que ficou alguns dias na nossa cidade para fundar o que seria o Club de Corridas Paranaense.
Não demorou muito e o Jockey Club do Paraná teve início no dia 02 de dezembro de 1.873, com a criação do Prado do Jacome (hoje abriga o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, com a oficialização da empreitada em 29 de janeiro de 1874.
E já veio o primeiro anúncio, em 28 de janeiro de 1874, também no fortíssimo Dezenove de Dezembro:
Club de Corridas Paranaense – amanhã – 29 do corrente, às 3 horas da tarde, terá logar a inauguração do Prado Jácome, com uma brilhante corrida de amadores. Os srs. Que inscreverem seus cavalos queiram apresentar-se na hora marcada para arranjaram-se os páreo.
O Grande DiaNaquela quinta-feira, às 3 horas da tarde, os primeiros cavalos correram em uma raia de mil e setecentos metros (a chamada milha inglesa) e Jácome, o idealizador, montou o seu cavalo Sanhassu e animou a todos naquela tarde! Foram juízes José Moreira de Freitas e Mota Junior (da chegada) e da raia Alferes Bonoso, Assis Teixeira, Bento Osório e Candido Lopes.
Três pares de quatro cavallos cada um e o vencedor do primeiro foi o Graça, do sr. Tenente Coronel José Bittencourt, do segundo Boro, do sr. Gaspar e do terceiro o Rivadavia, do sr. Nestor Borba.
Antes de partir o próprio Luiz Jácome realizou uma demonstração de suas habilidades como domador em benefício da Santa Casa!
Na década de 1880 o nome mudaria para Prado Curitibano e permaneceu assim até os últimos anos daquele século.
Primeiro Grande PrêmioO Grande Prêmio Dezenove de Dezembro aconteceu em 6 de janeiro de 1887. Ao todo nove animais estiveram em ação. Itália, uma égua rosilha, de Gabardo, foi a grande vencedora.
Novo HipódromoA grande procura por parte do público obrigou o pessoal a aumentar as suas instalações, e daí surgiu o novo endereço para tender melhor ao grande público. Em 1897 foram tomadas as primeiras iniciativas para a construção daquele que seria o Novo Prado lá no Guabirotuba (hoje é a PUC)
O novo local abriu as suas portas pela primeira vez em 25 de junho de 1899, e contou com presenças ilustres com a do Governador Santos Andrade.
Humaytá venceu o primeiro páreo realizado no Guabirotuba, enquanto a prova seguinte marcou a vitória de Caboclo. Nelusko e Victoria ganharam as corridas seguintes. Mas a principal corrida estava por vir e quem levou foi o cavalo Paraná, de propriedade do Capitão Eurico Neves
O então governador do Paraná Candido de Abreu com outros políticos, Na imagem aparece o primeiro carro oficial do Estado.
Transporte e outros esportesCuritiba naqueles dias era uma cidade bem menor do que vemos hoje, e por isso mesmo algumas distâncias que hoje são centrais, naqueles tempos era praticamente o fim do mundo. Veja este relato do jornal Diário da Tarde de maio de 1909 sobre como o pessoal chegava ao prado:
Quem sae do centro da cidade ao meio dia vai chegar ao Prado depois do segundo páreo porque os vehículos as Empreza vão numa marcha morosissima, apinhados de passageiros, como se fossem latas de sardinha, parando aqui e ali, para arrumar uma corrente que desengata, para desembaraçar um burro dos arreios, para espera de ¼ de hora no desvio, etc.
Na verdade, o local era bem procurado também para outras práticas. A estrutura do local permitiu que as primeiras corridas de bicicletas e de automóveis fossem realizadas na pista do Guabirotuba, enquanto as primeiras partidas de futebol na capital paranaense tiveram como palco a parte central das raias.
É como está no jornal A República de maio de 1910:Vamos ter uma festa sportiva inteiramente nova para a sociedade coritibana. O Coritibano Foot Ball Club convidou o Pontagrossense Foot Ball Club para um match, a realizar-se nesta capital, no ground preparado no terreno central do Jockey Club Paranaense.
Transporte e outros esportesCuritiba naqueles dias era uma cidade bem menor do que vemos hoje, e por isso mesmo algumas distâncias que hoje são centrais, naqueles tempos era praticamente o fim do mundo. Veja este relato do jornal Diário da Tarde de maio de 1909 sobre como o pessoal chegava ao prado:
Quem sae do centro da cidade ao meio dia vai chegar ao Prado depois do segundo páreo porque os vehículos as Empreza vão numa marcha morosissima, apinhados de passageiros, como se fossem latas de sardinha, parando aqui e ali, para arrumar uma corrente que desengata, para desembaraçar um burro dos arreios, para espera de ¼ de hora no desvio, etc.
Na verdade, o local era bem procurado também para outras práticas. A estrutura do local permitiu que as primeiras corridas de bicicletas e de automóveis fossem realizadas na pista do Guabirotuba, enquanto as primeiras partidas de futebol na capital paranaense tiveram como palco a parte central das raias.
É como está no jornal A República de maio de 1910:Vamos ter uma festa sportiva inteiramente nova para a sociedade coritibana. O Coritibano Foot Ball Club convidou o Pontagrossense Foot Ball Club para um match, a realizar-se nesta capital, no ground preparado no terreno central do Jockey Club Paranaense.
Enfim, uma casa definitiva!Apesar de muitos defenderem a permanência do endereço no ano de 1948, com uma completa remodelação do hipódromo, outros achavam que o terreno não oferecia as melhores condições. Em setembro daquele ano foram iniciadas as negociações entre o Jockey Club do Paraná com as a prefeitura para compra de um terreno no (naquele tempo) mais distante ainda bairro do Tarumã.
Mas, em 1949, ainda predominava a ideia da construção do novo hipódromo no próprio terreno do Guabirotuba.
Mas, em 1949, ainda predominava a ideia da construção do novo hipódromo no próprio terreno do Guabirotuba.
A despedida do Prado do Guabirotuba ocorreu em uma festa em 21 de novembro de 1955. Após 56 anos esta já era a segunda mudança de local.
Novo lar.. de novo!Aconteceu em 10 de dezembro de 1955, às 11 horas da manhã, com a presença do Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, do prefeito Ney Braga, do Secretário de Saúde Joaquim de Mattos Barreto e outras figuras importantes da época.
As 13:30 horas aconteceu o Grande Prêmio “Inaugural” com vitória do cavalo Miguel Ângelo, com o Grande Prêmio Paraná 1955 acontecendo no dia seguinte – desta feita vitória do cavalo Salomão.
Novo lar.. de novo!Aconteceu em 10 de dezembro de 1955, às 11 horas da manhã, com a presença do Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, do prefeito Ney Braga, do Secretário de Saúde Joaquim de Mattos Barreto e outras figuras importantes da época.
As 13:30 horas aconteceu o Grande Prêmio “Inaugural” com vitória do cavalo Miguel Ângelo, com o Grande Prêmio Paraná 1955 acontecendo no dia seguinte – desta feita vitória do cavalo Salomão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário