Operação acaba com festa de empresários que praticavam caça ilegal por puro "prazer"
Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
A Operação Safira deflagrada pela Força Verde (Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar), nesta sexta-feira (08), acabou com a festa de empresários paranaenses e catarinenses que realizavam a caça ilegal de animais silvestres nas Colônias Castelhano e Santos Andrade, na divisa dos municípios de São José dos Pinhais e Guaratuba. Cinco proprietários de chácaras foram encaminhados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, além disso, vários materiais utilizados na ação ilegal foram apreendidos.
O capitão Tavares da Força Verde, que comandou a operação, passou à Banda B que a ação só foi possível após denúncias por parte da população. “Várias pessoas denunciaram esta caça ilegal em uma área de proteção ambiental. Pedimos ao Ministério Público que nos autorizou a fazer esta operação hoje que terminou com grandes resultados. Estes sujeitos iam à caça de porco do mato, quati, tamanduá, paca, entre outros. Normalmente estes animais são procurados porque a carne é saborosa, assim como o valor de mercado é alto, mas neste caso específico eles caçavam por prazer”, descreveu.
Entre os materiais apreendidos estavam doze armas de caça, vários equipamentos, armadilhas, munições, facões e outros materiais utilizados para a ação ilegal. “Provavelmente eles caçavam os animais para utilizar como troféu. Nossa ação contou com o apoio da Polícia Civil e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)”, finalizou o capitão da Força Verde.
Os cinco homens apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Proteção do Meio Ambiente, ficando a cargo desta o indiciamento dos acusados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário