Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

Much Better, o primeiro craque do Stud TNT


Nascido e criado no Haras J. B. Barros, Much Better aliava sua grande qualidade a sorte de um campeão. Pois era montado pela máquina de vitórias, Jorge Ricardo, teve um grande proprietário, titular do Stud TNT, Gonçalo Borges Torrealba e contou com o treinamento do já consagrado João Luis Maciel.

Much Better teve um início de campanha promissor em 1992, mas ainda sem mostrar todo seu potencial, já que venceu apenas uma carreira, um páreo comum, em suas seis primeiras atuações.

Em maio de 1993, foi o melhor no GP Antonio Joaquim Peixoto de Castro Junior (G2) e abriu carreira, sendo segundo no GP Brasil (G1), finalizando a focinho de Villach King (vencendo o seu segundo Brasil) e na frente do craque Sandpit, segundo também no GP Carlos Pellegrini (G1), onde encarou a nata do turfe argentino).

Filho do irlandês Baynoun (também pai de Sandpit) e Charming Doll (vencedora de oito carreiras), por Brac, o castanho venceu praticamente tudo em 1994. Tornou-se o melhor cavalo brasileiro da época, após suas conquistas nos GP São Paulo (G1) e GP Brasil (G1). Depois encarou os melhores animais da América do Sul e venceu o GP Associación Latinoamericana de Jockeys Clubs(G1), disputado em La Plata, na Argentina. E para fechar o ano com “chave de ouro”, foi o campeão do GP Carlos Pellegrini (G1). Isso sem contar a sua ida a Longchamp onde participou do famoso Arco do Triunfo (G1), chegando descolocado.

Em 1996, levantou pela segunda vez consecutiva o GP Associación Latinoamericana de Jockeys Clubs (G1), mas dessa vez aqui na Gávea, tornando-se um dos melhores brasileiros cavalos de todos os tempos. Foi ainda quarto no Brasil do um milhão de dólares, dominado pelo argentino El Sembrador.

Na reprodução, sua carreira foi curta, mas ainda produziu Hero’s Son, bi campeão do GP Bento Gonçalves (G1), e Istbestand, vencedor do GP ABCPCC – Matias Machline (G1). Much Better morreu precocemente em um incêndio ocorrido no haras, em Bagé.

No próximo domingo, dia 17, o craque do Stud TNT será homenageado em todos os páreos da programação carioca, incluindo uma listed race com o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário