Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Artax: um ganhador da BC Sprint no Brasil


Artax, de propriedade de um condomínio, está em Júlio de Castilhos, RS

O mercado do turfe brasileiro, face à força apresentada pelo circuito das canchas retas, se volta cada vez mais aos pedigrees e padrões físicos ideais para estes tipos de competição. E em se tratando de velocidade, Artax representa uma das mais importantes operações de shuttle realizadas no Brasil nos últimos anos.

Norte-americano da “safra” 1995, Artax, após estrear com um terceiro lugar aos 2 anos, logo venceu o “perdedor” (1.700 metros na areia, em Hollywood Park), para em seguida escoltar o qualificado Real Quiet no Hollywood Futurity (gr.I, 1.700 metros na areia, Hollywood Park). Despontando, portanto, muito bem, o castanho seguiu marcando presença nos principais embates destinados à sua geração nos Estados Unidos, com destaque para a sua vitória no San Felipe Stakes (gr.II, em 1.700 metros na areia, Saratoga), para cima do próprio Real Quiet. Participante do Kentucky Derby (gr.I) dentre outros páreos, Artax foi “baixado” de distância ainda no primeiro semestre de 1999, e, com a sua campanha voltada para os embates de velocidade, vieram ótimos resultados.

Como “sprinter”, Artax venceu a trinca de corridas mais importante em termos de velocidade nos Estados Unidos: o Carter Handicap (gr.I, 1.400 metros na areia, Aqueduct, em recorde), Vosburgh Stakes (gr.I, 1.400 metros na areia, Belmont Park) e a Breeders’ Cup Sprint (gr.I, 1.200 metros na areia, Gulfstream), sendo que nesta sua última apresentação Artax bateu o recorde da prova – estabelecido em 1973 – bem como o recorde da distância em Gulfstream Park.

Ao final de sua campanha, composta por 25 apresentações, registraram-se 7 vitórias, com pouco mais de US$ 1,6 milhão em somas ganhas. Além dos páreos citados acima, Artax também venceu o Santa Catalina Stakes (gr.II, 1.700 metros na areia, Saratoga) e o Forest Hill Stakes (gr.II, em 1.200 metros na areia, Belmont Park, quebrando o recorde da distância que pertencia, a mais de 25 anos, a ninguém menos que Mr.Prospector). Em 4 oportunidades, Artax atingiu o expressivo Beyer Speed de 124.

Retirado à reprodução no ano 2000, Artax tem em Friendly Michelle, ganhadora do Prioress Stakes (gr.I) e do La Troienne Stakes (gr.III), e em Diabolical, vencedor do Alfred Vanderbilt H (gr.II), Maryland Sprint Handicap (gr.III) e do Green Desert Mahad Al Ashimaal (gr.III), os seus principais produtos até aqui. Menção também para Fine Sentence, Magnetic Miss e Tax Refund.

Artax veio numa operação de shuttle ao Brasil, pela primeira vez, em 2009, e em 2010 acabou adquirido em definitivo por criadores brasileiros. Pertencente a um condomínio, Artax ficará alojado em Júlio de Castilhos, no Haras Santa Tereza do Bom Retiro.

O VI Leilão de Coberturas da ACPCPSI/Raia Leve oferece uma cobertura de Artax. Clique aqui !

por Victor Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário