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domingo, 27 de fevereiro de 2011
CAVALOS, EMBARCANDO CAVALOS
Em numerosas ocasiões surgem problemas com o embarque de cavalos, quer se trate de um animal que apresente uma desobediência ocasional ou quer estejamos diante de um “problemático crônico”. O cavalo que se recusa a embarcar não é apenas uma amolação, como também um risco à segurança, tanto a pessoas como a equipamentos. Muitas pessoas acabam recorrendo a medidas drásticas, incluindo o uso de tranqüilizantes ou até da força bruta. Leia em "Mais Informações"
O Fator Medo
As pessoas tendem a esquecer a razão principal pela qual um cavalo não entra em um veículo. Os cavalos têm medo do caminhão ou trailer. E quando um cavalo tem medo, ele faz qualquer coisa para sair da situação. Isso inclui empacar, escoicear, empinar, se atirar para trás, passar por cima da pessoa que o está guiando, tentar passar por espaços onde ele não cabe, etc. Essa situação piora quando acidentalmente ele escorrega e cai no caminhão, ficando preso entre as separações.
A pessoa que está puxando o cavalo é a que fica mais vulnerável ao seu desespero, podendo se machucar seriamente. A situação normalmente é exacerbada quando as pessoas não se programam para a possibilidade do cavalo dar problema para embarcar e organizam fretes em cima da hora dos eventos. Quando as pessoas estão atrasadas, normalmente perdem a paciência mais rápido. Essas pessoas são as que provavelmente tentarão agredir o cavalo para que ele embarque logo e isso só reforçará o medo e a relutância do animal em embarcar.Na maioria das vezes, quando consegue colocar o cavalo temeroso dentro do caminhão, a pessoa o tranca lá dentro e segue viagem o mais rápido possível.
Novamente, estamos reforçando o terror que o cavalo sentia do caminhão. O cavalo tinha medo de entrar naquele buraco escuro porque ele não sabia se poderia sair dali. O fato de ser trancado lá dentro e sair chacoalhando por aí sem poder sair confirma seu temor inicial. Fica cada vez mais difícil colocá-lo de novo em um caminhão.A única maneira de ajudar o cavalo a perder o medo é mostrar-lhe que ele pode sair dali.
Isso significa embarcar e desembarcar várias vezes. O ideal é que se comece quando o cavalo é bem jovem e mais fácil de dominar. Muitas pessoas costumam carregar e descarregar potros bem jovens junto com suas mães dentro dos caminhões para que eles as sigam e percam o medo do "buraco escuro".Mas se seu cavalo já é mais velho, tire uma tarde ou um dia sem pressa nenhuma simplesmente para embarcá-lo e desembarcá-lo.
A primeira vez vai levar algum tempo. Assim que você conseguir embarcá-lo sem agressão, agrade-o, dê-lhe uma guloseima e tire-o do caminhão. Repita. Repita. Repita. Você vai perceber que cada vez vai levar menos tempo para embarcar seu animal. Depois desta fase, você pode experimentar pará-lo sobre a rampa, agradá-lo e sair sem entrar totalmente e depois entrar e deixá-lo alguns minutos amarrado lá dentro, ficando ao lado dele para acalmá-lo.A meta de todo esse processo é conseguir com que o cavalo se sinta confortável com o processo e assegurar-lhe de que ele vai SAIR do caminhão. Essa é a técnica que melhor funciona com cavalos que se atiram para trás ao entrar nos caminhões e com aqueles que quando a porta se abre enlouquecem para sair e ao serem desamarrados saem atropelando quem está segurando o cabo.Passear os cavalos puxados no cabo ou mesmo montados pelo embarcador sem o caminhão também é uma boa idéia, para que ele se acostume com a pequena rampa e com o local de embarque sem a presença do caminhão.
Utilize-se também do "sentido de manada" que é muito forte, especialmente em cavalos jovens. Eles temem ficar sozinhos "sem a turma" em uma situação perigosa. Assim, sempre embarque o animal mais experiente na frente do jovem ou do temeroso. Muitas vezes, o medo de ficar só é maior do que o medo do "buraco escuro" onde seu companheiro desapareceu. No desembarque SEMPRE retire do caminhão o cavalo inexperiente antes. Se ele ficar sozinho lá dentro sem seus companheiros ele provavelmente ficará muito nervoso ou mesmo entrará em pânico.
Dilemas de Treinamento
Treinamento é a regra da segurança. Quanto melhor treinado o cavalo, menor a probabilidade dele se machucar ou machucar alguém.Antes de apresentar um caminhão ou trailer para seu cavalo, deve-se prestar atenção em como seu cavalo se comporta conduzido pelo cabo ou guia.
Se você não tem um bom controle de seu cavalo em situações corriqueiras, seguramente você terá problemas quando quiser colocá-lo no caminhão. Seu cavalo deve ser capaz de seguir ao seu lado tranqüilamente, parar e esperar, virar para os dois lados e recuar quando você pedir sem qualquer reação. Essas manobras devem ser repetidas em vários tipos de terreno.
Também é importante que o cavalo esteja acostumado a cruzar calmamente ao seu lado por portas, passagens, portões, poças de água e obstáculos. Esse treinamento é importante para reforçar a confiança do animal nele mesmo e em você como líder. Ao tentar embarcar o cavalo relutante, jamais fique próximo demais de sua garupa e NUNCA tente fazer com que ele se mova para frente com um tapa na garupa.
Parece ridículo dizer uma coisa dessas, mas todos os dias pessoas experientes fazem isso. Outra técnica perigosíssima é a "corda humana" onde duas pessoas cruzam os braços por trás do cavalo e o empurram para dentro do caminhão. Se o cavalo se jogar para trás ou der um coice é o fim da brincadeira.Menos perigoso para os ajudantes é passar uma corda por trás dos quartos do animal e ficar com uma ponta de cada lado da entrada não permitindo que o cavalo venha para trás.
Claro que se ele realmente quiser vir para trás não serão duas pessoas que terão força para segurá-lo e normalmente as cordas queimam as mãos dos assistentes e o cavalo se enrosca nas cordas.
Preferentemente não sede cavalos para viajar. Cavalos sedados não são senhores de seus movimentos e tem muito maior probabilidade de se machucarem e machucarem quem está em volta. Podem ainda perder o equilíbrio durante a viagem e cair no caminhão.
Veículos
Literalmente, os cavalos vêem os caminhões e trailers como armadilhas. Percepção que é muito aumentada quando o teto é muito baixo, a entrada é muito estreita ou o interior do veículo está totalmente escuro. Mesmo um cavalo acostumado a embarcar pode se recusar a entrar em um local muito apertado ou muito escuro.
Um caminhão proporcional, um embarcador bem iluminado e luz dentro do caminhão podem resolver uma grande parte dos problemas de embarque.A melhor maneira de embarcar um cavalo é que o ambiente esteja calmo, com no máximo dois ajudantes, que ele seja guiado por alguém que ele conheça com alguma coisa de que ele goste nas mãos (açúcar, cenoura).
A cada passo que ele der em direção do caminhão, deve ser encorajado com voz calma, agrados e uma recompensa para que relaxe e se distraia. Leve o tempo que levar. A paciência é muito importante. Só force o movimento para frente quando sentir que o cavalo abaixou a cabeça e relaxou a musculatura. Passo a passo. Os ajudantes devem ficar em ambos os lados quietos, sem agredir o cavalo, a uma distância segura, pressionando apenas com a sua presença o cavalo para frente.
Dicas de Embarque
Sem quinas ou pontas - dê a volta em todo o veículo e embarcador e passe a mão nas portas, janelas, divisórias, argolas de amarrar, correntes e cabos para encontrar locais potencialmente perigosos e conserte ou cubra.
Portas internas - o caminhão deve possuir portas de divisória bem encaixadas e com fácil sistema de liberação em caso de emergênciaCabos com mosquetão de segurança - importantíssimo evitar amarrar o cavalo diretamente nas correntes comumente encontradas no caminhão.
É quase impossível soltar esse tipo de mosquetão em caso de emergência.Caminhões inteiramente fechados, apesar do calor, são muito mais seguros que caminhões abertos, onde um cavalo desesperado pode "ver" uma saída que não existe e tentar se atirar por um vão ou por cima.
Portas tipo "boiadeiro", onde o cavalo tem de se abaixar para entrar são um convite ao perigo e esses caminhões não devem ser utilizados para transporte de eqüinos.Ambiente não claustrofóbico - o caminhão e o box interno devem servir ao tamanho do cavalo.
Cavalos crioulos, mangalargas e mesmo PSIs são menores do que cavalos de salto. Tenha isso em mente quando contratar um caminhão preparado para outra raça para transportar seu cavalo.
Uma boa rampa - muito importante para dar firmeza e confiança para o cavalo que embarca. Não deve ser muito curta para que a inclinação não seja muito forte e também deve ter piso antiderrapante para evitar escorregões.
Ainda não pode ser empenada, onde uma ponta fica no solo e outra ponta fica no ar, e quando o cavalo pisa ela se move e faz barulho assustando o animal e ainda levantando uma ponta de ferro onde o cavalo pode se ferir.
A rampa deve ser preferentemente protegida com guarnições laterais para evitar que o cavalo possa cair para os lados.
Na dobradiça da tampa deve ser colocada uma proteção de madeira para evitar que o cavalo coloque uma pata no buraco.
Um bom embarcador - iluminado, com bom piso, largo com laterais protegidas e altura compatível com a rampa do caminhão sempre serão um convite para o cavalo embarcar e uma segurança para as pessoas e animais.
Proteções - para levar um cavalo em um caminhão para qualquer lugar, sempre proteja suas patas. Lembre-se de que os acidentes acontecem no embarque ou desembarque, não interessa o tempo de viagem.
O preço de um bom jogo de protetores de viagem é bem menor do que o da visita do veterinário e dos remédios.
O tipo de protetor ideal é o que cobre até o casco, cobrindo os talões e sobe até o alto das canelas. Leve também em conta que protetores muito grossos podem esquentar demais em temperaturas altas e deixar o animal nervoso.
Se o protetor não cobrir o casco, devem ser colocados cloches para protegê-los e evitar pisaduras.
Sempre retire os rampões das ferraduras antes de embarcar.
Caminhão tipo boiadeiro não deve ser usado no transporte de eqüinos .
A Técnica Americana
Em 1994, a Associação Americana de Veterinários Especialistas em Eqüinos desenvolveu e apresentou uma “técnica de bom senso” para embarcar cavalos em trailers e caminhões. Antes de mais nada, é preciso reconhecer que até mesmo a menor tentativa do cavalo se mover em direção desejada deve ser reconhecida e recompensada. Sem querer, muitas pessoas acabam ensinando um cavalo não embarcar quando, sem ao menos perceberem, elogiam as tentativas do animal escapar (por exemplo, quando procuram acalma-lo com carinhos após ele ter fugido da rampa de embarque) e castigam os acertos (quando, imediatamente após ter dado um passo rampa acima, o cavalo recebe uma chicotada).
O objetivo é convencer o cavalo que realmente ele deseja estar no trailer e caminhão. Os equipamentos usados são: cabresto e corda de guia, guia com extremidade de corrente, vara e bastão de 1,80 a 2,00m de comprimento (vara de pescar, bambu ou cabo de chicote de guia) com um saco plástico atado na extremidade. No início do treinamento, a maioria dos cavalos irá considerar todas as suas possibilidades de evasão antes de decidir embarcar no trailer.
A vara com o saco plástico é utilizado para perturbar o cavalo quando ele tenta evitar o trailer-entretanto, ela nunca deve ser usada para causar dor.
A menor tentativa do cavalo de entrar no trailer deve ser recompensada imediatamente parando o “incômodo” (o agitar da vara), e agradando sua cabeça e pescoço.
Em alguns casos, pode ser necessário recompensar até mesmo o fato do cavalo olhar na direção do trailer.Também é correto sempre recompensar quando o animal estiver olhando para o trailer de cabeça baixa e orelhas em riste. Quando o cavalo começa entrar no trailer depois voltar a recuar, o correto é simplesmente agitar a vara e reiniciar o procedimento.
Quando o cavalo começa a recuar afastando-se do trailer, deve-se faze-lo recuar um número bem maior de passos do que ele tinha intenção de ir.É neste ponto que a guia com corrente pode ter utilidade. O cavalo rapidamente aprenderá que o recuo não é uma opção agradável.
O mesmo procedimento pode ser adotado se o cavalo se mover lateralmente até ficar desalinhado com o trailer.
Nunca se deve levar um cavalo para longe do trailer quando ele tiver tentando fugir do embarque, pois esta atitude recompensa e reforça o mau comportamento do animal. Além disso, o cavalo nunca deve ser empurrado ou puxado, pois ele tem uma clara vantagem física sobre os humanos.
Puxar irá somente ensinar-lhe que ele pode vencer qualquer concurso de cabo-de-guerra. Uma vez que o cavalo tenha subido no trailer, não o prenda com a porta traseira ou trava e, sim, deixe-o sair da maneira que desejar.
Depois volte a carrega-lo até que ele concorde em ser carregado e fique parado imóvel até receber o comando de sair. Dois comandos podem ser empregados para descer do trailer: um puxão na cauda do animal, aliado a um comando verbal, o que é preferível a ficar na frente do cavalo e faze-lo afastar através do cabo da guia.No início, pode haver necessidade de uma segunda pessoa na frente, dando a indicação com a guia, até que o cavalo associe o puxão na cauda com o comando para recuar.
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