Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

FALECEU RAPHAEL MUNHOZ DA ROCHA




"Seu Raphael" foi um ícone da crônica turfística nacional
Faleceu ontem à noite, aos 83 anos, o jornalista Raphael Munhoz da Rocha. Há mais de 60 anos escrevendo sobre o turfe, Raphael foi colunista dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.

Há três anos, o jornalista descobriu que estava com câncer. Segundo a família, Raphel faleceu pouco antes das 22h de ontem enquanto assistia televisão em casa. Estava lúcido, conversando, quando deitou a cabeça para o lado, sentiu dificuldades em respirar e não resistiu.

Raphael era um dos 24 filhos de Caetano Munhoz da Rocha, que foi governador do Paraná nos anos 20, e de Sílvia Braga Munhoz da Rocha. Também era irmão de Bento Munhoz da Rocha, outro ex-governador do Paraná , nos anos 50.

Desde os primeiros anos dos jornais, o nome do cronista figura como um dos mais notáveis do país no assunto que tanto gostava de escrever: as corridas de cavalos.

Tamanha a credibilidade de Raphael que, por muito tempo, diversos apostadores compravam a Tribuna e O Estado para saber dos seus palpites antes de cada prova.

Uma das últimas homenagens foi a Prova Especial Raphael Munhoz da Rocha, no Hipódromo do Tarumã, em dezembro de 2009. Homenagens justas, tendo em vista que o jornalista também era visto como o principal historiador do jóquei paranaense.

O jornalista era solteiro. O sepultamento está marcado para as 17h de hoje, no Cemitério Municipal. Seu velório iniciará pela manhã, na capela 1 do mesmo campo santo.

Por: Roberto Micka

Um comentário: